Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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(Com)partilha SUS Ações educativas de saúde nas escolas da rede pública
Lucas Santos Flores, Daniel Canavese

Última alteração: 2015-10-31

Resumo


INTRODUÇÃO: A intenção é abordar a diversidade de assuntos relativos à saúde a partir do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta visa produzir um jogo educativo que possa ser utilizado pela comunidade escolar, organizando momentos lúdicos de aprendizagem com os/as educandos/as jovens e adolescentes. DESENVOLVIMENTO: O projeto foi divido em atividades e momentos, para organizar os processos de desenvolvimento. Foi analisado em salas de aula do Colégio Marechal Rondon, do município de Canoas, os aspectos de aprendizagem e do interesse dos alunos sobre as matérias de ensino. Para definir a faixa etária que será instituída no projeto. Após foi formulada o tema: SUS. Criado a didática para ser utilizada nos colégios públicos, tendo o aproveitamento e o acolhimento dos alunos, será construído o jogo educativo. Primeiramente no Colégio Marechal Rondon, em Canoas e após em algum colégio a ser definido, localizado em Porto Alegre, será implantada a didática em quatro encontros, sendo que dois em uma turma da quarta série e mais dois em outra, com alunos de nove a dez anos de idade sendo desenvolvida de forma lúdica. Serão utilizados fantoches para o auxilio na compreensão do tema, proporcionando uma dinâmica em grupo com os alunos. RESULTADO: Até o momento, através da analise no colégio Marechal Rondon, obtivemos alguns interesses dos alunos em aprender e a forma pedagógica de alguns professores mesmo com a subjetividade de cada aluno. Foi optado para utilizarmos de faixas etárias de 8 a 14 anos, referentes à 3ª e 7ª séries. Pois apresentavam um envolvimento com as matérias e interesse em aprender e a questionar dúvidas, observando, também algumas regalias, como, conversas paralelas e utilização de celulares em sala de aula. Após a conclusão da análise dos alunos, definimos o assunto principal, SUS, elaboramos a primeira parte da didática e colocamos em prática. Foi realizada o primeiro encontro com cerca de trinta alunos, sendo apresentado a didática em formato de powerpoint, cerca de vinte minutos, incluindo vídeo educativo e conversação entre os mesmos, concluímos, que utilizando imagens das instituições de saúde da cidade local, usando a linguagem voltada para a idade respectiva para o projeto, dialogando com os mesmos, obteve se eficácia. Nos dez minutos restantes pedimos que fizessem um desenho de como seria o personagem/herói do SUS, consequentemente, tivemos muitos desenhos com diversos aspectos e imaginação, Porém temos alguns aspectos a serem desenvolvidos, mas até o momento o assunto abordado e a forma como foi apresentado, mostrou se eficiente. Após será desenvolvida a segunda parte, que elaboraremos o assunto sobre os tipos de atendimentos para cada unidade de saúde do SUS. O projeto está em andamento. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A proposta é trazer ao ensino fundamental o ensino sobre o Sistema Único de Saúde. O jogo e a didática trarão resultados que posam impactar na compreensão de como é o sistema de saúde com os alunos entendendo e questionando como funciona. Visando que os mesmos possam tornar se os próximos defensores do SUS.

Palavras-chave


educação;sus;educação ensino fundamental;

Referências


FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa.São Paulo: Paz e Terra, 1996.SANTOS, Akiko. Didática sob a ótica do pensamento complexo.São Paulo: Sulina,2004.BRASIL. Fundação Oswlado Cruz.Disponivel em: http://pensesus.fiocruz.br/.