Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
PERCEPÇÃO DE HOMENS ACERCA DO CORPO DA MULHER E DO SEU PRÓPRIO CORPO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Jaqueline Alves Pires, Álvaro Pereira, Gilvânia Patrícia do Nascimento Paixão, Nadirlene Pereira Gomes, Ionara da Rocha Virgens, Welton Souza Campos de Araújo, Luana Moura Campos, Jordana Brock Carneiro

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


INTRODUÇÃO: As representações em torno do corpo masculino e feminino possuem diferentes significações que são sustentadas de acordo com construções históricas presentes em cada época, interferindo na forma como os homens enxergam o seu corpo e o corpo da mulher. OBJETIVO: Relatar a experiência em uma oficina sobre a percepção de homens acerca do corpo da mulher e do seu próprio corpo. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Trata-se de um relato de experiência sobre a participação em uma oficina com homens autores de violência conjugal. A oficina propôs que os participantes refletissem sobre a percepção do corpo da mulher e do homem. A oficina foi realizada por estudantes da graduação e da pós-graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, vinculados ao projeto de pesquisa intitulado “Reeducação de homens e mulheres envolvidos em processo criminal: estratégia de enfrentamento da violência conjugal”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia e aprovado pelo CEP da UFBA, sob Parecer 039699/2014. RESULTADOS: A intervenção proporcionou uma reflexão, por parte dos participantes acerca da diferenciação do homem e da mulher não apenas pelos aspectos biológicos, mas também por papéis socialmente atribuídos. Os participantes representaram, através de desenho, o corpo da mulher e do homem diferenciando-os pela presença de órgãos sexuais. Porém, quando solicitado para que eles descrevessem algumas características do homem e da mulher, foi possível identificar que o homem utiliza-se de papéis atribuídos ao gênero, para diferenciar o sexo. CONCLUSÃO: A construção social baseada em gênero faz com que o indivíduo não se perceba inserido em um universo de papéis sociais pré-estabelecidos. A realização de oficinas reflexivas é fundamental para prevenção e enfrentamento da violência, uma vez que, se configuram espaços de diálogo e reflexão, permitindo que os homens reflitam e/ou compreendam a necessidade de uma mudança de comportamento.

Palavras-chave


Identidade de Gênero; Sexualidade; Enfermagem

Referências


Garrini, Selma Peleias Felerico Percepção e mudança no comportamento de consumo feminino relacionados à beleza e ao culto ao corpo no século XXI. – São Paulo, 2011. 137 p.

DACORSO, Stetina Trani de Meneses. Sexualidade masculina. Estud. psicanal. [online]. 2014, n.42, pp. 127-134. ISSN 0100-3437.