Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Profissionalismo na percepção de professores e alunos de cursos de graduação em fisioterapia
Adriane Pires Batiston, Aline Gangi Turino Battini Basso, Fernando Pierette Ferrari, Arthur Almeida de Medeiros, Laís Alves de Souza Bonilha

Última alteração: 2015-10-19

Resumo


APRESENTAÇÃO: A Fisioterapia no Brasil é uma profissão bastante recente que vem sendo construída ao longo dos últimos 45 anos, desde que se legitimou como profissão de nível superior em 1969. Durante este período histórico, podem-se destacar importantes momentos, que em maior ou menor grau, contribuíram para o cenário atual da Fisioterapia no Brasil. A forma como se organiza como profissão e a visão que a sociedade tem do fisioterapeuta refletem a maneira como a profissão se construiu nas esferas técnico-científica, política, cultural e social.  Apesar de importantes transformações ocorridas na sociedade, e especialmente no modelo assistencial de saúde no Brasil e nos processos de formação de profissionais de saúde, pode-se observar que, na prática, o fisioterapeuta ainda é fortemente relacionado ao perfil técnico, reabilitador, com um fazer profissional voltado ao tratamento de doenças, cuidado individual, utilização de tecnologias duras, formação centrada em especialidades e atuação predominantemente nos níveis de média e alta complexidade. Apesar das Diretrizes Curriculares Nacionais definirem as competências gerais e específicas esperadas para o profissional fisioterapeuta, cada vez mais, surge a necessidade de se investigar e discutir as repercussões de alguns valores e comportamentos dos profissionais e o impacto destes para o próprio profissional, para usuários de ações e serviços, para os trabalhadores, para a categoria profissional e para a sociedade como um todo. Apesar de pouco pesquisado no Brasil, o profissionalismo tem ganhado força na literatura científica, especialmente na educação médica, indicando a necessidade de se desenvolver conceitos e possibilidades de avaliação de valores abstratos que, apesar da difícil mensuração, são desejados na prática profissional cotidiana. Os esforços para se definir o profissionalismo servem como condutores adicionais de mudança para transmitir significados tanto para os profissionais, conferindo uma identidade comum, como para o público, identificando o valor da profissão e ao que ela se dedica. Em relação à fisioterapia, no ano de 2000, a American PhysicalTherapyAssociation (APTA), identificou sete valores fundamentais para o profissionalismo na Fisioterapia: 1. responsabilidade; 2. altruísmo; 3. compaixão/cuidado; 4. excelência; 5. integridade; 6. dever profissional e 7. responsabilidade social. A fim de iniciar um estudo mais aprofundado sobre valores e comportamentos comuns aos Fisioterapeutas brasileiros, este trabalho realizou uma primeira aproximação com o intuito de coletar informações sobre quais valores compõe o profissionalismo na percepção de professores e alunos de cursos de graduação em Fisioterapia. MÉTODO DO ESTUDO: Para a realização deste estudo foi elaborada uma oficina que contou com 14 fisioterapeutas professores de cursos de graduação e 5 estudantes de cursos de fisioterapia em diferentes níveis e provenientes de diferentes regiões do país. Os 19 participantes receberam canetas coloridas e um bloco de tarjetas que eram preenchidas com afirmações sobre a atuação do fisioterapeuta, relacionando-a com o profissionalismo ou falta dele. As tarjetas preenchidas foram trocadas várias vezes entre os participantes que concordavam ou não com a afirmação, a idéia foi que todas as afirmações produzidas pudessem ser avaliadas por todos os participantes. Ao final da dinâmica foi montado um painel, baseado nos sete valores fundamentais eleitos pela American PhysicalTherapyAssociation (APTA) para a avaliação do profissionalismo. As tarjetas elaboradas pelos participantes foram analisadas por todo o grupo e então foram alocadas no painel compondo indicadores para cada um dos sete valores. RESULTADOS: A análise dos resultados demonstrou considerável aproximação entre a percepção dos participantes deste estudo sobre comportamentos e ações que compõem o profissionalismo em Fisioterapia e os indicadores definidos pela APTA. Foram citados pelos participantes comportamentos referentes aos sete valores fundamentais, sendo que mais freqüentemente houve a citação de ações referentes aos valores 3 e 4. Em relação ao valor 1. responsabilidade, observou-se que os profissionais consideram relevante que o fisioterapeuta estabeleça comunicação adequada com pacientes e familiares, mantenha o paciente informado e ativo em seu processo terapêutico, documente adequadamente suas ações e estabeleça vinculo com pacientes e familiares/cuidadores. O valor 2. altruísmo teve apenas uma citação referente a importância do fisioterapeuta priorizar as necessidades do paciente em detrimento de suas próprias. O valor 3. compaixão/cuidado refere-se a identificação do profissional com o paciente, o olhar holístico e o respeito às necessidades e valores do outro, neste item foram identificados pelos participantes comportamentos como o cuidado humanizado, a necessidade do trabalho em equipe para o cuidado integral, a importância de identificação de determinantes do processo saúde-doença para um cuidado efetivo e a defesa de princípios como a equidade e integralidade. O valor 4. excelência, refere-se a atualização científica, desenvolvimento de conhecimentos e aplicação destes na prática, este item recebeu o maior numero de citações, reforçando a idéia de que o fisioterapeuta possui, ainda, uma formação técnico-centrada,  com valorização de tecnologias duras e leve-duras em detrimento de tecnologias leves, sendo o saber científico e especializado bastante valorizado entre os participantes deste estudo. O valor 5. refere-se aos princípios éticos e padrões profissionais e foram citados como indicadores o respeito aos princípios éticos e bioéticos na prática profissional e o cuidado com a privacidade dos pacientes. No que tange ao valor 6. dever profissional, os participantes identificaram ações como atuar em todos os níveis de atenção, estar atento e combater práticas que comprometam a profissão e atuar como educador e gestor. No que se refere ao valor 7. responsabilidade social, foram considerados comportamentos relativos ao profissionalismo: conhecimento sobre o Sistema Único de Saúde, atuar como agente empoderador de sua comunidade, participar e apoiar representações políticas, técnico-científicas e sociais da profissão e atuar de forma a responder as necessidades da população. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A partir dos resultados encontrados foi possível identificar algumas aproximações entre os valores fundamentais para o profissionalismo definidos pela APTA, baseando-se na realidade americana e a percepção de um grupo de fisioterapeutas docentes e estudantes de graduação em fisioterapia brasileiros. Observou-se que os valores relacionados à excelência e à compaixão/cuidado foram mais reconhecidos pelos participantes, confirmando as raízes da profissão no Brasil, que relacionam-se à reabilitação, ao cuidado individual e à valorização de conhecimentos técnico-científicos. Os resultados deste estudo auxiliarão no processo de tradução, adequação cultural e validação do instrumento desenvolvido pela APTA para avaliação do profissionalismo entre os fisioterapeutas brasileiros, contribuindo para seu desenvolvimento tanto na formação de futuros profissionais, como nos processos de trabalho e cuidado.