Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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CONTRIBUIÇÕES DA LICENCIATURA EM ENFERMAGEM NAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE JUNTO A AGENTES COMUNITARIOS DE SAUDE
Mariana Moreira da Silva, Marilda Nunes Ribas Volpe, Pâmela Luiza Araújo Gomes, Gabriela Duarte Pereira, Gleice Camargo Fidelis da Silva, Francielly Paulina Espínola Souza, Lourdes Missio

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: Este relato aponta a vivência na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório em Licenciatura em Enfermagem (ECSOL), enquanto acadêmicas do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, desenvolvido na modalidade de licenciatura e bacharelado. O referido estágio é desenvolvido no quarto ano do curso e entre suas modalidades está a participação em projetos de extensão coordenados por docentes do curso.  DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Relata-se a experiência da participação em projeto envolvendo educação em saúde com Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) atuantes em Estratégias de Saúde da Família (ESF) do Município de Dourados/MS. Primeiramente levou-se a proposta a Coordenação das ESF 17 e 27, localizadas no bairro Jockey Clube e as ACS. Foram levantados os temas relacionados ao processo de trabalho das agentes, pois tínhamos a preocupação de atender as necessidades reais das mesmas. Dentre os temas elencados, destacam-se os seguintes: motivação e valorização profissional, vacinas, planejamento familiar, perspectiva familiar, adolescência (desenvolvimento, gravidez, drogas). Em seguida marcamos as datas dos encontros e os respectivos temas a serem discutidos. Até o mês de outubro de 2015 realizou-se cinco encontros, tendo a participação em torno de cinco ACS. Para as atividades, procurou-se utilizar várias dinâmicas e estratégias de ensino visando contribuir para uma aprendizagem significativa para todos os atores envolvidos. RESULTADOS E IMPACTOS: As atividades educativas desenvolvidas buscaram valorizar as experiências das profissionais envolvidas; trazer o aporte científico e promover reflexões sobre a prática profissional e como melhorar o serviço desenvolvido por elas. Desse modo, houve grande interação do grupo e ouvimos nos relatos das ACS as potencialidades e dificuldades vivenciadas pelas mesmas no seu processo de trabalho e percebemos que o conhecimento se constrói em uma troca constate. Esta troca entre as agentes e acadêmicas contribuiu para a formação e mostrou o quanto a graduação na modalidade de bacharelado é fortalecida tendo concomitantemente a formação em licenciatura, haja vista a atuação educativa do enfermeiro no seu rol de atividades.  CONSIDERAÇÕES FINAIS: Espera-se contribuir com o arcabouço de informações sobre formação de licenciandos de enfermagem, pois o trabalho vislumbra socializar práticas educativas na intenção de otimizar o processo de ensino aprendizagem no campo de formação na área da saúde. Pode-se também proporcionar reflexão sobre as contribuições da licenciatura em enfermagem, pois acreditamos que a educação é o grande agente transformador no mundo. 

Palavras-chave


ENFERMAGEM;LICENCIATURA;ENSINO EM SAÚDE