Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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A ATUAÇÃO INTERDISCIPLINAR COMO VEICULO PARA A INTEGRALIDADE DO CUIDADO NA COMUNIDADE
Vanessa FERNANDES Porto, Gabriela Cristina da Silva Firmino, EMANUELLA PINHEIRO DE FARIAS BISPO

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: O Estágio Integrado em Saúde Coletiva tem a função, por meio de vivências práticas coletivas, de aproximar o aluno da realidade e modelo ideal para o cuidado em saúde, inserindo-o no contexto real e preparando-o para a atuação profissional, estimulando o raciocínio e a percepção da efetividade de sua atuação. O presente trabalho tem por objetivo relatar experiências em uma comunidade pertencente ao II Distrito Sanitário de Maceió - AL, enfatizando o trabalho, dinâmica e reflexos desta prática de intervenções multidisciplinares na comunidade. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: O estágio integrado na comunidade faz parte do estagio supervisionado obrigatório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL e integra os cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Neste estágio integrado os discentes desenvolvem ações na comunidade como grupos educativos e de práticas corporais, salas de espera na USF, educação em saúde nas escolas, atendimentos domiciliares integrados aos acamados, passeios terapêuticos e projetos terapêuticos singulares, sempre elaborados, com enfoque interdisciplinar e aplicados por todas as categorias acadêmicas envolvidas, buscando estratégias para desenvolver ações que atendam as demandas da comunidade como o cuidado em saúde, controle de doenças crônicas, diminuição da violência e uso de drogas. As ações são realizadas em domicilio e em espaços públicos como associação comunitária, Unidade de Saúde da Família – USF quadra esportiva, praças e escolas públicas. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: A partir das intervenções realizadas perceberam-se vários aspectos relevantes no processo de cuidado como a melhora do olhar humanizado, o direcionamento a saúde da comunidade, formação de vínculos, a efetividade de intervenções de educação em saúde, a presença de trocas afetivas e sistemáticas de saberes, a melhora da auto-estima, aumento das potencialidades, coragem, independência e autonomia da população, permanência e presença nos grupos terapêuticos, melhora de aspectos clínicos, maior procura pelos serviços de saúde, trocas de informações na comunidade e melhora das relações interpessoais. O estagiário é amadurecido e isso é visível a partir de duas pragmáticas: a interação de várias disciplinas e o trabalho interdisciplinar realizado pelas equipes, capacitando, acima de tudo, o acadêmico para se tornar um profissional mais humano, experiente e preparado para trabalhar na saúde pública. CONCLUSÃO: A integração possibilita um ambiente critico e reflexivo, permite uma visão ampla do cuidado integrado em saúde, promove a assistência de varias categorias profissionais a população, tornando o olha integral e ordenador das práticas interdisciplinares em saúde e assistênciano serviço de saúde.

Referências


 

1. BATISTA KBC; GONÇALVES OSJ. Formação dos profissionais de saúde para o SUS. Rev Saúde Soc. 2011; 20(4): 884-99.

2. BULGARELLI AF; SOUZA KR; BAUMGARTEN A; SOUZA JM; ROSING CK; TOASSI RFC. Formação em saúde com vivência no Sistema Único de Saúde (SUS): percepções de estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil. Interface. 2014; 18(49): 351-62.