Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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A percepção de servidores estaduais sobre um Curso de Atualização de Vigilância em Saúde
Lucília Nunes de Assis, Marilene Barros de Melo, Cleinir Souza Gomes, Luciana Souza d'Ávila, Michely Lima Ferreira Vargas, Ana Flávia Quintão, Juliana Lúcia Costa Santos, Anísia Valéria Chaves Silva

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


Políticas de saúde recentes apresentam diretrizes para a reorientação das ações e serviços da Vigilância em Saúde (VS) e da Atenção Primária à Saúde (APS) em prol da integralidade da atenção. O maior desafio à construção dessa integralidade perpassa pela experimentação de novos modelos assistenciais, reorganizações de serviços e inovações no processo de gestão. Tais avanços encontram apoio na interação entre sujeitos atuantes na Vigilância Epidemiológica (VE), Vigilância Sanitária (VISA), Vigilância Ambiental (VA), Vigilância da Situação de Saúde do Trabalhador (Visat), Promoção da Saúde e APS, conforme propósitos do Projeto de Fortalecimento da VS no estado de Minas Gerais (MG). Nessa perspectiva, a Educação Permanente em Saúde (EPS) é referencial teórico para a otimização das ações da VS ao ter por premissa o diálogo entre ensino, gestão e serviço. Objetivou-se analisar a percepção de servidores estaduais de MG quanto ao desenvolvimento e aplicação de um Curso de Atualização em VS (2012-2014). Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com atores-chave, representantes da Escola de Saúde Pública de MG (uma coordenadora do curso e três pedagogas) e com atores da Secretaria Estadual de Saúde (SES), como um coordenador do curso e um conteudista programático responsável pela elaboração de cada um dos oito Cadernos Temáticos desenvolvidos: Políticas de Saúde, Planejamento em Saúde, Temas transversais (APS e VS, Informação em Saúde e V. da Situação de Saúde, Análise Espacial e Risco na VS), VE, VISA, VA, Visat e Promoção da Saúde. Esses conteudistas também atuaram como facilitadores e apoiadores da ação educativa. Os conteúdos das entrevistas foram categorizados segundo objetos de referência comuns aos diversos atores, constituindo unidades temáticas: papeis desempenhados pelas instituições; práticas de planejamento, monitoramento e avaliação; aspectos da interação entre sujeitos da instituição de ensino e da gestão; processos de elaboração do conteúdo teórico-prático; aplicabilidade do processo ensino-aprendizagem na gestão e no serviço. Os resultados apontaram que a ESP-MG atuou cedendo espaço próprio e infraestrutura para o desenvolvimento das atividades e assumiu a maior parte dos processos administrativos. As práticas de planejamento não incluíram a definição de suficiência e de qualificação de Recursos Humanos frente às atividades inerentes ao desenvolvimento do Curso. As propostas de aperfeiçoamento apontadas nas avaliações dos participantes foram incorporadas parcialmente. As pedagogas da ESP-MG contribuíram para a adequação da abordagem pedagógica utilizada nos Cadernos Temáticos e na percepção destas houve dificuldade da equipe de técnicos da SES-MG em diferenciar material didático de documentos técnicos. A definição do conteúdo teórico-prático dos Cadernos envolveu a maioria das equipes técnicas das áreas da VS. Na percepção da maioria o Curso favoreceu a compreensão geral dos processos de trabalho relacionados às áreas da VS. A abordagem do Curso quanto à articulação entre processos de trabalho da VS e APS não foi efetiva. As dificuldades de articulação dos processos de trabalho encontrados no âmbito da gestão estadual da VS limitam a condução da reorientação dos serviços em prol da integralidade da atenção em VS.O Curso serviu como dinamizador da reorientação pontual de processos de trabalho no âmbito da gestão estadual.

Palavras-chave


Educação Permanente em Saúde; Vigilância em Saúde; Integralidade da Saúde

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