Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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O VER-SUS COMO METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM E SEUS IMPACTOS NO PROCESSO FORMATIVO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Diego da Silva Ferreira, Francisco Mardones dos Santos Bernardo, Amiry Monteiro Sanca, Jhennifer de Souza Góis, Milena Bezerra de Oliveira, Jenniffer de Souza Serafim, Emilia Soares Chaves Rouberte, Thiago Moura de Araújo

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: O Sistema Único de Saúde (SUS), instituído em 1990, a partir da Lei Orgânica de Saúde (BRASIL, 1990), apresenta-se como uma contra hegemonia ao processo de privatização de serviços que vem ocorrendo desde a ascensão do neoliberalismo. Trata-se de uma estratégia recente, instituída em paralelo ao sistema capitalista, impossibilitando a implementação do projeto integralmente e constitui-se como uma rede organizada e hierarquizada que oferece diversos serviços de promoção da saúde, prevenção de doenças, reabilitação e atuação profissional. Com os impulsos do movimento de Reforma Sanitária instigando a reformulação do conceito de saúde, o SUS é efetivado compreendendo que os serviços de saúde públicos devem ter um viés democrático. Dessa forma, como ferramenta de promoção, fortalecimento e consolidação do SUS, no ano de 2002, surgiu um projeto denominado: Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde Brasil (VER-SUS BRASIL, 2013).   Desde a implementação da Política de Educação Permanente, em 2006, o VER-SUS adéqua-se como estratégia de efetivação para os futuros profissionais do Sistema Único. O objetivo é instigar a formação permanente e a participação de diversas áreas do conhecimento promovendo a interdisciplinaridade entre os saberes profissionais, empenhados em prol dos princípios e diretrizes normativas do SUS. O projeto intenciona forjar profissionaismilitantes, incitando uma formação reflexiva e critica dos estudantes eou movimentos sociais para que possam agir como atores políticos protagonistas, capazes de promover transformações na conjuntura social. O VER-SUS, por meio das vivências possibilita que os indivíduos desconstruam concepções limitadas sobre o processo produtor de saúde. Envolvendo-os em um olhar totalizador, fundamentado pelo conceito ampliado de saúde de saúde, nos quais os fatores ambientais, sociais, culturais e políticos são determinantes e condicionantes para a promoção da saúde e prevenção de doenças permitindo uma visão horizontal sobre este conceito. Para sua implementação e efetivação, no Ceará, o referido projeto é custeado pela Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), Ministério da Saúde e Rede Unida. Atualmente o projeto é vinculado a Rede Unida. Participam das vivências: estudantes de graduação e de cursos tecnólogos, residentes de saúde e membros de movimentos sociais. Objetivo: O presente trabalho consiste na socialização das experiências, sensações e percepções vivenciadas no VER-SUS ocorrido na cidade de Fortaleza por seis acadêmicos, sendo três do curso de enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), duas acadêmicas do curso de serviço social da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e uma acadêmica de enfermagem da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (FGF). MATERIAL E MÉTODO: Trata-se de estudo descritivo e retrospectivo do tipo relato de experiência, realizado durante a vivência dos 06 acadêmicos que estiveram imersos durante nove dias, entre 24 de janeiro e 01 de fevereiro de 2015. As informações foram coletadas por meio de pesquisa documental e análise dos relatórios produzidos a partir da vivência e por meio da experiência dos acadêmicos. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: Durante a vivência do VER-SUS foi proporcionado à visita a diversos locais e contato com dispositivos de saúde: a Comunidade Indígena Jenipapo – Kanindé; o acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Unidades Básicas de Saúde (UBSs); o Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto; o CAPS Geral V (localizado no Bom Jardim); o qual funciona em parceria com o Movimento de Saúde Mental do Bom Jardim (MSMCBJ); o Hospital Infantil Albert Sabin; o Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ); a 1ª Coordenadoria Regional de Saúde/Fortaleza; o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop); o Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciências e Esporte (CUCA) e a praia de Sabiaguaba. O contato proporcionado pela imersão nos possibilitou conhecer como estão estruturados e organizados os serviços de saúde através do contato real com a dinâmica de funcionamento do SUS. Este contato nos proporcionou desenvolver o senso reflexivo-crítico mais apurado dando os subsídios necessários para uma formação técnica, científica, cidadã e política. Destarte, enfatizamos que o processo vivenciado ratificou o quanto são importantes as nossas ações como protagonistas na construção de um SUS no qual suas diretrizes e regulamentações sejam realmente concretizadas, pois a consolidação do sistema passa por conquistas e desafios que requer uma conduta diferenciada. A vivência fez com que percebêssemos o contraste entre teoria-prática, que na maioria das vezes, infelizmente, não corresponde à realidade e demanda social, sendo assim, necessita de adequações para sua efetivação. Os conhecimentos adquiridos e compartilhados nestes locais ocorreram por meio de um espaço dinâmico e interativo que favoreceu o despertar da nossa militância, no sentido de passar a considerá-la como um dos meio capazes de buscar um sistema na qual os seus princípios sejam realmente implementados e respeitados. Esta experiência foi crucial para aguçar a nossa criticidade no processo formativo e na futura atuação enquanto profissional incitando a proatividade e proficiência em prol do SUS. A vivência foi uma oportunidade de intercâmbio entre diversos saberes, discussões sobre a conjuntura política do SUS e o estímulo para que busquemos os subsídios necessários para provocar mudanças que contribuam de forma positiva para o processo formativo e sociedade. Este tipo de contato estimula o trabalho em equipe, desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades e competências possibilitando a relação de interdisciplinaridade dos envolvidos ampliando a concepção de saúde e mostrando que todos possuem um papel de extrema importância na consolidação do SUS. Relacionar-se com os outros viventes possibilitou a percepção de que o conhecimento entre as diversas áreas do saber contribuem de forma significativa para a compreensão da conjuntura social-política incitando uma reflexão conjunta que proporcione uma visão holística e integral do indivíduo aumentando o ensejo por um processo formativo intenso e dinâmico pautado nos princípios éticos, morais e científico. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A vivência experienciada contribuiu de forma positiva nos diferentes aspectos do processo formativo, contemplando as esferas política, social, técnica, intelectual e cientifica pautada em princípios éticos e morais estimulando a formação de profissionais aptos a atuarem nas diversas conjunturas sociais e hierarquizadas do SUS. Os legados deixados pelo VER-SUS são inegáveis, pois contribuíram marcadamente para uma formação acadêmica diferenciada com o ensejo da busca do conhecimento, preparo profissional, engajamento e envolvimento com o SUS embasado na reflexão, criticidade e compreensão da conjuntura complexa do SUS por meio de uma conduta cidadã, ativa, ética, responsável, coletiva, democrática e fundamentada em conhecimentos científicos, da conjuntura social e da realidade do SUS. O VER-SUS apresenta-se como possibilidade de transformação de um sistema formativo engessado, verticalizado. Frente a isso, tal projeto, seguindo os traços da epistemologia freiriana proporciona o entendimento da dimensão dos sentidos, e propõe pensar a realidade na qual nos inserimos, compreendendo que o pensamento é conduzido conforme a situações concretas que visualizamos.

Palavras-chave


Acontecimentos que Mudam a Vida; Sistema Único de Saúde; Participação do Cidadão.

Referências


BRASIL. Diário Oficial da União. Lei nº 8080/90. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o financiamento dos serviços correspondentes e da ou trás providências. Brasília, DF, 19 de setembro de 1990.

VER-SUS Brasil: cadernos de textos [documento eletrônico]/ Associação Brasileira da Rede Unida; organização de Alcin¬do Antônio Ferla, Alexandre de Souza Ramos, Mariana Bertol Leal, Mônica Sampaio de Carvalho. – Porto Alegre: Rede Unida, 2013. 106 p. – (Coleção VER-SUS/Brasil). Disponível em: < http://www.otics.org/estacoes-de-observacao/versus/acervo/caderno-de-textos-do-ver-sus-brasil/caderno-de-textos-do-ver-sus-brasil-documento-eletronico> Acesso em: 12 de Oct. 2015.

BRASIL.Ministério da Saúde.Política de educação e desenvolvimento para o SUS: caminhos para a educação permanente em saúde: pólos de educação permanente em saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde. – Brasília, 2004