Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
HABILIDADES PSICOMOTORAS E DESTREZA MANUAL NA ADMINISTRAÇÃO DE INJETÁVEIS
ADRILANE RACLICIA DA SILVA FREITAS, Jéssica Samara dos Santos Oliveira, Lays Oliveira Bezerra, Leandro da Silva Galvão, Nathalia Thays da Silva Portugal, Irinéia de Oliveira Bacelar Simplício, Claúdia Costa Nascimento

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: As habilidades psicomotoras e a destreza manual são consideradas instrumentos de enfermagem, definidas como um conjunto de atividades cerebrais, cognitivas, emocionais, sociais e técnicas, que permitem um raciocínio crítico no processo do cuidar em enfermagem. Destarte, objetivou-se promover a análise teórico-reflexiva referente às habilidades psicomotoras da técnica de administração de injetáveis. DESENVOLVIMENTO: Revisão integrativa da literatura nas bases de dados indexadas Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), ScientificElectronic Library Online (SciELO) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF), no período de 1984 a 2013. RESULTADOS: Observou-se que as habilidades psicomotoras são inerentes e indissociáveis a enfermagem, apresentando-se de forma intrínseca as práticas de injetáveis,haja a vista que está não se limita ao desenvolvimento das habilidades manuais, mas envolve o compreender a capacidade e o domínio técnico cientifico na execução deste procedimento. CONSIDERAÇÕES FINAIS: No processo ensino-aprendizagem, as habilidades psicomotoras precisam ser compreendidas para serem executadas com eficiência e de acordo com o grau de dificuldade, ressaltando ainda que os indivíduos diferem na capacidade de aprender e no tempo necessário para domínio do aprendizado motor. O docente como facilitador do aprendizado, tem papel indispensável em favorecer o conhecimento ao aluno, proporcionando um ambiente biopsicossocial de autocontrole e confiança ao aprendiz, buscando o estágio autônomo das habilidades psicomotoras na preparação e administração dos medicamentos, e qualidade da assistência prestada ao cliente.

Palavras-chave


Habilidades Psicomotoras, Aprendizado, Injetáveis, Enfermagem

Referências


CROSSETTI, Maria da Graça Oliveira et al. Estratégias de ensino das habilidades do pensamento crítico na enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre. 732-741p. 2009.

DUARTE, Yeda Aparecida de Oliveira; MUSSI, Fernanda Carneiro; ZANEI, Suely Sueko Viski; In: Cianciarullo, Tamara Iwanon (org). Instrumentos básicos para o cuidar: um desafio para qualidade e assistência. São Paulo: Editora Atheneu, 2000.

FRIEDLANDER, Maria Romana. A aprendizagem do “saber-fazer” em enfermagem: tentativa de avaliação de seus componentes e das capacidades psicomotoras. Revista da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, São Paulo. 1990.

MAGILL, Richard. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. 5.ed. São Paulo: Edgard Blucherr, 1984.