Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NA IMPLEMENTAÇÃO DA REDE CEGONHA
Fernanda Lima e Silva, Cleusa Alves Martins, Karine Anusca Martins, Alessandra Nogueira de Sousa Santos, Camila Isabel Nascimento Corrêa, Jéssica de Oliveira Gomes Silva

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


INTRODUÇÃO: O conceito de Educação Permanente adotado no Brasil é o mesmo idealizado pela OPAS, de aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações e ao trabalho, baseando-se na aprendizagem significativa e na possibilidade de transformar as práticas profissionais. Assim, a educação permanente estaria centrada na resolução de problemas, e busca envolver a equipe multiprofissional. Por outro lado, tem-se a Rede Cegonha, que está incluída na gama de políticas públicas de saúde que visam a assistência à mulher no período gravídico puerperal de forma integral e humanizada, contemplando a atenção à mulher desde o pré-natal, passando pelo parto, puerpério, até os dois anos de idade da criança. Desse modo, o estudo se justifica pela necessidade de se conhecer a percepção dos enfermeiros acerca da educação permanente no contexto da Rede Cegonha, de modo a tornar realidade esta prática nas instituições. OBJETIVOS: Descrever a contribuição da educação permanente para a implementação da Rede Cegonha. MÉTODOS: Pesquisa exploratório-descritivas, com metodologia qualitativa, tendo como cenário do estudo duas maternidades públicas de Goiânia-Goiás que trabalham na perspectiva da IHAC - Iniciativa Hospital Amigo da Criança, que tem como premissa a implementação da Rede Cegonha. Os participantes da pesquisa foram os enfermeiros que atuam nestas unidades. RESULTADOS: Trata-se de resultados parciais da pesquisa Obteve-se a categoria: o fortalecimento do papel do enfermeiro na assistência ao parto humanizado – contribuição da educação permanente. Percebeu-se que, quando questionados acerca da importância da educação permanente no contexto da Rede Cegonha, ficou evidente que a educação permanente possibilita a construção contínua do profissional enquanto pessoa, dos seus conhecimentos e aptidões, do seu discernimento e senso crítico em sua atuação; de modo que contribui para o autoconhecimento do profissional e do seu papel social enquanto agente de saúde. Além disso, percebeu-se que a educação permanente promove a valorização do profissional, assim como a autonomia em realizar intervenções de diversas naturezas de sua competência. Os resultados aqui apresentados, já sugerem a educação permanente confirmando a importância do papel do enfermeiro na assistência ao parto humanizado, ponto relevante preconizado pela Rede Cegonha. CONCLUSÕES: Assim, infere-se que a percepção dos enfermeiros entrevistados condiz com os achados na literatura, de modo que os profissionais têm conhecimento da importância fundamental da Educação Permanente para o sucesso do programa Rede Cegonha.

Palavras-chave


educação permanente; rede cegonha; valorização profissional

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