Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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A Tutoria nas Residências Multiprofissionais em Saúde
Malviluci Campos Pereira, Camila Luzia Mallmann, Liara Saldanha Brites, Cristianne Maria Famer Rocha

Última alteração: 2015-11-12

Resumo


A Residência Multiprofissional em Saúde  apresenta-se como um modelo inovador na formação de profissionais, contrapondo-se aos modelos biologicista e compartimentalizado do trabalho e da formação. Ao estar fundamentada nos princípios do Sistema Único de Saúde, compõe uma das estratégias de consolidação deste, principalmente por abrigar em sua proposta o tensionamento de mudança do trabalho e da formação na área da Saúde. Atualmente, as Residências Multiprofissionais em Saúde encontram-se em um momento de importante expansão,  em que ocorre um aumento importante do número de programas, principalmente a partir do incentivo ao vínculo com Instituições de Ensino Superior (IES). A partir da sua ligação com programas Residência Multiprofissional em Saúde, a Universidade pode desempenhar distintos papéis. Por vezes de proponente, onde é a condutora do processo, outras de suporte para a formação, no caso de uma residência multiprofissional proposta por uma instituição de saúde. Nesse contexto, com a intenção de articulação ensino-serviço, surge o papel do professor da IES como tutor. Segundo as Diretrizes Gerais¹, propostas pela Comissão Nacional de Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde, o tutor é aquele que tem o papel de orientação acadêmica, tanto para os preceptores (profissionais que realizam a supervisão direta das atividades práticas) quanto para os residentes em formação. Nestas Diretrizes, sua função se caracteriza pela integração entre saberes e práticas. O contato com a tutoria faz parte do nosso dia a dia e este tema vem se mostrando uma discussão importante a nível das Residências Multiprofissionais, principalmente a partir do incentivo ao vínculo com as IES que se deu nos idos de 2010. Contudo, a abordagem da figura do tutor ainda não foi estudada, fato observado em um estudo, onde os autores realizam um panorama dos estudos sobre as Residências em Saúde no Brasil².  É então a partir da experiência como residente, preceptora, militante e interessadas nos estudos sobre as Residências Multiprofissionais, que nasce a proposta de tema desta pesquisa com referencial bibliográfico: Quem é o tutor e como ocorre a tutoria da Residência Multiprofissional em Saúde? Nesta pesquisa, apesar de ainda estar em construção, percebe-se a dificuldade de encontrar materiais escritos com enfoque na tutoria. Numa busca em duas bases de dados com os descritores Tutor, Tutores e Tutoria, foram encontrados 22 artigos na Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e 10 teses ou dissertações no banco de Teses da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES). Dentre estes, somente uma dissertação aborda a atuação do tutor em um Programa Residência Multiprofissional a partir da percepção dos membros do Núcleo Docente Assistencial Estruturante³. Para elencar mais elementos sobre o tema da tutoria nas Residências Multiprofissionais no Brasil, está sendo necessária uma busca aprofundada em referenciais teóricos oriundos de diferentes contextos, incluindo teses e dissertações, artigos científicos, capítulos de livros, Projetos Políticos Pedagógicos de Universidades e Programas de Residência em Saúde, legislação e proposições da CNRMS, documentos construídos em encontros de Residências Multiprofissionais e de movimentos sociais, como os Fóruns Nacionais de Coordenadores, Tutores, Preceptores e Residentes em Saúde. Vislumbra-se a partir desta escrita explorar fatores importantes sobre a tutoria nas Residências Multiprofissionais no Brasil, se possível encontrando elementos que contribuam para esta atividade.

Palavras-chave


Tutoria; Residências em Saúde

Referências


1. BRASIL. Secretaria de Eduacação Superior. Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde. Resolução CNRMS Nº 2, de 13 de abril de 2012.Diário Oficial da União; Poder Executivo, Brasília, DF, 16 abr. 2012. Seção I, p.24-25. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12500%3 Alegislacaoespecifica&catid=247%3Aresidencia-medica &Itemid=813> Acesso em: maio de 2014.

2. DALLEGRAVE, D; CECCIM RB. Residências em Saúde: o que há nas produções de teses e dissertações? Interface (Botucatu), Botucatu , v. 17, n. 47, Dec. 2013.

3. SOUZA, Celsa da Silva Moura. RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE NO AMAZONAS - A PERSPECTIVA DO NÚCLEO ESTRUTURANTE. 2012. 134 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Ensino em CiÊncias da SaÚde, Ensino em CiÊncias da SaÚde, Universidade Federal de SÃo Paulo, SÃo Paulo, 2012.