Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
RASTREADORES COMO FERRAMENTA DE APROXIMAÇÃO ENTRE A GESTÃO E A PRÁTICA ASSISTENCIAL
Vivian Gomes Mazzoni, Leylane Porto Bittencourt, Myllena Cândida de Melo, Carlos Joelcio de Moraes Santana, Claudia Arnoldi Carvalho, Mônica Villela Gouvêa

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


APRESENTAÇÃO: do que trata o trabalho e o objetivo; A experiência surgiu da intenção da gestão de um hospital do SUS de promover com a equipe de enfermagem assistencial, um programa capaz de associar demandas institucionais  às  necessidades dos trabalhadores. O estudo objetivou assim, reduzir hiato entre a equipe gerencial que e lida com os processos institucionais e a equipe que atua diretamente na assistência ao paciente. Buscou-se na literatura ferramenta capaz de levar em conta os conhecimentos prévios do grupo e as limitações de tempo e recursos. Desta forma, pretende-se relatar o emprego de rastreadores individuais de pacientes, como ferramenta de transformação da prática assistencial em um hospital do SUS. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: descrição da experiência ou método do estudo; A metodologia de rastreador individual de paciente é à base da avaliação da acreditação realizada pela equipe da Joint CommissionInternational. Um rastreador de paciente individual segue as experiências de pacientes selecionados para avaliar o desempenho do hospital com relação aos padrões internacionais. A ferramenta permite acompanhar a experiência de cuidados de um número de pacientes por todo o processo de cuidados de saúde do hospital e possibilita identificar problemas em uma ou mais etapas do processo de cuidados ao paciente ou nas interfaces entre os processos. A metodologia é usada para analisar o sistema de prestação de cuidados, tratamento e serviços do hospital a partir de pacientes reais. Estes rastreadores vêm sendo acompanhados por equipe específica da unidade, que envolve enfermeiros da supervisão, da qualidade, da educação continuada e líderes de equipe. Estes profissionais utilizam um roteiro para a aplicação do rastreador do paciente e na sequência, emitem relatório com os principais achados de cada visita, que servirão para balizar a planilha de achados e os planos de intervenção. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: os efeitos percebidos decorrentes da experiência ou resultados encontrados na pesquisa; Foram realizados no período de abril a julho de 2015, 6 rastreadores, um em cada setor de assistência, são eles: CTI, Centro Cirúrgico, 4º andar, 5º andar, 6º andar e ambulatório. Os achados de cada rastreador foram compilados em uma planilha, a partir do que se pôde identificar os padrões do manual da JCI, que mais apareceram nos achados. Os padrões PFE (Educação dos pacientes e familiares), COP (Cuidados de Pacientes) e AOP (Avaliação dos pacientes) foram os que mais apareceram durante a aplicação dos rastreadores. CONSIDERAÇÕES FINAIS:O diagnóstico a partir dos rastreadores motivou a equipe envolvida em sua aplicação, para a construção de um plano de ação. A identificação dos padrões descumpridos fez com que os processos falhos fossem revistos e alinhados de forma a alcançar uma assistência de qualidade e segura para o paciente. A aplicação dos rastreadores vem se mostrando uma poderosa ferramenta de facilitação da aproximação entre a gestão e os  trabalhadores envolvidos com a assistência aos pacientes e famílias.