Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
VER-SUS TOCANTINS - CONTRIBUINDO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES TRANSFORMADORES DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Mariane de Melo Costa, Claudia Cristinne Gomes Cardoso, Gilmara Apolinário Reis, Leidiene Ferreira Santos, Cintia Flores Mutti, Igor Rodrigues Arouca

Última alteração: 2015-10-31

Resumo


APRESENTAÇÃO: O projeto VER-SUS configura-se em estratégia que possibilita aos seus participantes experimentar novos espaços de aprendizagem, no cotidiano de trabalho das organizações e serviços públicos de saúde. Com isso estimula a formação de trabalhadores para o Sistema Único de Saúde (SUS), comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do SUS, com os pressupostos da reforma sanitária, possibilitando assim a compreensão do conceito ampliado de saúde, e permitindo práticas interdisciplinares, bem como intersetoriais. Durante o projeto, acadêmicos de diversos cursos da área da saúde vivenciam processo de imersão teórica e prática no sistema público de saúde, para que os mesmos possam perceber e refletir sobre seu papel como agentes transformadores da realidade do SUS. O projeto estimula ainda debates entre trabalhadores, gestores e estudantes acerca das diretrizes circulantes que garantam a assistência em saúde de qualidade, humanizada, e que fomentem olhar reflexivo e diferenciado do modelo tecnicista e fragmentadas, até então presente no processo de formação. O presente trabalho objetiva-se relatar, as contribuições do VER-SUS Tocantins, Brasil, no processo de formação de agentes transformadores do SUS. DESENVOLVIMENTO: O método empregado neste estudo foi o relato de experiência da segunda edição do projeto VER-SUS Tocantins, Brasil, que aconteceu entre os dias 3 e 9 de agosto de 2015, no município de Palmas Tocantins. A vivência teve participação de 30 graduandos da área da saúde respectivamente dos cursos de Enfermagem, Enfermagem e Obstetrícia, Farmácia, Gestão em Saúde Coletiva, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social oriundos de Instituições de Ensino Superior Pública e Privada dos estados do Tocantins, Maranhão, Brasília, Piauí, Rio de Janeiro, Amazonas, Pará e Minas Gerais. Os graduandos foram divididos em grupos, onde tiveram a oportunidade de conhecer, dialogar e trocar experiências os serviços de saúde de baixa, média e alta complexidade, como e a situação da saúde local de acampamentos (Capadócia e assentamentos, comunidade quilombola, e aldeias indígenas).  As práticas vivenciadas foram debatidas e problematizadas diariamente, através de rodas de conversas, oficinas, filmes, debates. RESULTADOS: A vivência instiga graduandos a serem sujeitos agentes transformadores da realidade do SUS, possibilitando olhar diferenciado do modelo tecnicista e fragmentado, presente ainda na formação e na atenção em saúde, desperta reflexão da necessidade da assistência humanizada e da reformulação do modelo assistencial do SUS, que esses futuros profissionais são capazes de promover. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Portanto o VER-SUS é um importante potencializador em instigar os graduandos a transformar a realidade do sistema, tendo em vista que a troca de experiência e vivencia na integra da realidade do sistema, permitem que os mesmo percebam que são sujeitos capazes de promover transformações.

Palavras-chave


VER-SUS, Agentes Transformadores, SUS.

Referências


1. Ministério da Saúde, VER-SUS/BRASIL, caderno de textos. Textos Básicos da Saúde, Brasília, DF, 2004.

2. Canônico, R. P., & Brêtas, A. C. P. (2008). Significado do programa vivência e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde para formação profissional na área da saúde. ACTA Paulista de Enfermagem, 21(2), 256-61.

3. MENDES, F. M. S.; FONSECA, K. A.; BRASIL, J. A.; DALBELLO-ARAUJO, M. Ver-Sus: relato de vivências na formação de Psicologia. Psicol. cienc. prof. 2012, vol.32, n.1, pp. 174-187.