Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
VIVÊNCIAS E SABERES DA ENFERMAGEM: EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM SAÚDE COLETIVA
CLÁUDIA RIBEIRO DE SOUZA, BRENDA PIRES BRANDÃO, DEIZE FREITAS PONTES, ALESSANDRO SANTOS BONFIM DE ALMEIDA, FRANCYDAIANE SILVA GONÇALVES, LEIDIANE MARIA SILVA GONÇALVES, SIMONE AGUIAR DA SILVA FIGUEIRA, LEILANE RIBEIRO DE SOUZA

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


APRESENTAÇÃO: O Estágio Curricular Supervisionado (ECS) trata-se de um método previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de Graduação em Enfermagem utilizado a fim de integrar teoria e prática, ensino e serviço, cooperando para a formação de profissionais aptos a atender as demandas de saúde da população brasileira, tanto na rede básica quanto na hospitalar. A partir disso, objetiva-se relatar a experiência de estudantes de enfermagem da Universidade do Estado do Pará, no desenvolvimento de atividades do ECS em Saúde Coletiva, em uma Unidade Básica de Saúde no município de Santarém-PA, no ano de 2015. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: participaram do estágio seis discentes juntamente com uma preceptora que viabilizou o acesso dos acadêmicos aos programas ofertados pelo Sistema Único de Saúde, entre eles, o Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Portadores de Hipertensão Arterial e/ou Diabetes Mellitus, Programa de Crescimento e Desenvolvimento, Programa de Aleitamento Materno Exclusivo, Pré-natal, Prevenção ao Câncer de Colo Uterino, dentre outros. Os estudantes vivenciaram na íntegra a efetuação do gerenciamento e/ou a prática da enfermagem, bem como os desafios para prestar uma assistência de qualidade à população. A partir das vivências, criaram um livreto intitulado Guia Prático em Saúde Coletiva: atribuições do enfermeiro frente os programas do Sistema Único de Saúde, contendo informações pertinentes acerca da sistematização da assistência de enfermagem em Saúde Pública. IMPACTOS: A atividade propiciou o desenvolvimento de habilidades práticas a respeito dos cuidados prestados pelo enfermeiro dentro de uma unidade de atenção primária, além disso, o estágio permitiu identificar com mais proximidade os principais desafios enfrentados no cotidiano da saúde pública, entre eles, a falta de recursos materiais, humanos, incentivos por capacitações e reconhecimento profissional. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Viu-se que apesar das dificuldades, o que ainda motiva a maioria dos profissionais é o amor pela profissão e o cuidado para com o próximo. Através desse eixo, pôde-se perceber o valor imensurável do enfermeiro que pratica saúde coletiva, inspirando acadêmicos a se tornarem mais comprometidos com o Sistema que insere todos os indivíduos, de diferentes grupos sociais, efetuando estratégias em saúde que abrangem, além da dimensão biológica, as dimensões culturais, econômicas, ecológicas e políticas.

Palavras-chave


Enfermagem em Saúde Coletiva; Estágio Supervisionado; Habilidades Práticas.

Referências


BARROS, D.G; CHIESA, A.M. Autonomia e necessidades de saúde na Sistematização da Assistência de Enfermagem no olhar da saúde coletiva. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 41(Esp), p. 793-8. 2007.