Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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GESTÃO DE REDES REGIONAIS: UMA EXPERIÊNCIA EDUCACIONAL DESCENTRALIZADA NA FORMAÇÃO LATO SENSO EM PERNAMBUCO
Vilma Dornelas da Silva, Maria do Socorro Malafaia Ramos, Tatiane Castanha de Melo, Garibaldi Dantas Gurgel Júnior, Bernadete de Lemos Carvalho, Leila Monteiro Navarro Marques de Olivei, Célia Maria Borges da Silva Santana

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


APRESENTAÇÃO: O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com ênfase em Gestão de Redes de Atenção à Saúde (PRMSC – Redes) da Escola de Governo de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE) é desenvolvido em 7 (sete) Gerências Regionais de Saúde (Geres) de Pernambuco.  Desenvolve uma formação em Saúde Coletiva no interior do estado, articulando uma formação no cenário do SUS às políticas de estruturação de Rede de Atenção à Saúde (RAS). Dessa forma, o planejamento das atividades pactuado com os diferentes atores, fundamenta-se nos seguintes eixos: Gestão do cuidado, clínica ampliada e ético-humanístico. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: O PRMSC – Redes é desenvolvido de forma descentralizada, como um projeto estratégico para a Educação em Saúde articulada à Regionalização do SUS. É uma proposta inovadora enquanto campo de formação e prática dos profissionais residentes. Possui uma estrutura que requer grande mobilização de recursos financeiros e humanos, com supervisores, tutores, orientadores clínico-pedagógicos- OCP, que acompanham o profissional residente na Regional, e preceptores nos serviços da rede de saúde estadual e municipal, em todos os níveis de complexidade. Com uma metodologia problematizadora, caracterizada pela integração de conteúdos e pela articulação entre teoria, prática, ensino, serviço e comunidade, no que se refere ao arranjo das práticas e produtos que os Profissionais Residentes desenvolvem. RESULTADOS: Consolida-se uma formação descentralizada e regionalizada em nível de Residência em Pernambuco, contando com o apoio interinstitucional na mobilização de recursos e infraestrutura para realização dos processos educacionais. Verifica-se a contribuição do PRMSC – Redes na pactuação e estruturação da Rede de Atenção em Saúde nas Regionais, bem como, a oportunidade de construção de um espaço crítico-reflexivo loco-regional no desenvolvimento do Programa. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O PRMSC – Redes, enquanto uma modalidade de ensino-serviço, tem-se destacado como umas experiências inovadoras de formação em saúde, desenvolvido nas regionais, aonde se encontram os maiores desafios para a consolidação do SUS. Nessa perspectiva, o Programa de Residência proporcionou a valorização das Gerências Regionais de Saúde como espaço de ensino-aprendizagem através da implementação da Política de Educação Permanente visando à ampliação do acesso e qualidade da assistência. O desafio para o programa consiste na necessidade de repactuação interinstitucional para garantir condições de infraestrutura e ações voltadas para a ampliação e qualificação dos preceptores para a expansão do programa em outras regionais. Vale salientar que algumas dessas ações já se encontram em andamento.

Palavras-chave


Gestão em Saúde ; Educação; Regionalização