Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
HUMANIZAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE: Revisão integrativa
CAROLINA YUKA YAMAMOTO, Patrícia Moita Garcia Kawakame

Última alteração: 2016-01-06

Resumo


Entende-se por humanizar, se tornar mais humano e mais sociável (FERREIRA, 1999). Para Brasil (2013) humanizar se traduz, então, como inclusão das diferenças, sendo formadas por um coletivo e de forma compartilhada. Quanto à temática de humanização, tem sido altamente citada no contexto atual. Defendendo a atenção aos clientes segundo os princípios do SUS, baseados na integralidade da assistência e equidade, participação social do usuário, buscando melhorar o ambiente de trabalho que possa valorizar o trabalhador e o usuário (CASATE; CORRÊA, 2005). Assim o ato de acolher se tornou uma das ferramentas centrais da PNH, sustentando o processo de cuidar, permitindo a produção de movimentos que permitam reposicionamentos, produção de novas atitudes e de novas éticas (BRASIL, 2010). Este estudo tem como objetivo identificar e analisar na literatura as evidências disponíveis sobre como o termo humanização tem sido apropriado pela área de Atenção Básica em Saúde. Este estudo trata-se de uma revisão integrativa de artigos científicos publicadosem dados de Português e Inglês, disponível no LILACS e BVS PubMed, com acesso livre e o período entre 2010 e 2014, usado como um requisito para a licenciatura de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ( UFMS ). Entre os 36 artigos analisados, 07 (19%) se referem à análise das práticas humanizadas e 06 (17%) se referem ao acolhimento como estratégia da humanização, revelando a forma mais presente do uso do termo humanização na Atenção Básica em Saúde. Quando analisados, pode ser visto que a maioria dos artigos foram produzidos nos anos de 2011 e 2012, com 33 (92%) artigos publicados em Português e apenas 03 (8%) em inglês. Acreditamos que esta pesquisa forneceu subsídios para compreender o real panorama das produções cientificas referentes à humanização na atenção básica em saúde, e proporcionou a compreensão de como a área da Atenção Básica em Saúde tem se apropriado do termo humanização, o que certamente contribuirá para estudos futuros referentes a esta temática.

Palavras-chave


Humanização; Atenção Primária à Saúde; Humanization; Primary Health Care.

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização. Atenção Básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização. – Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretária da Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização: PNH / Ministério da Saúde. Secretária da Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

CASATE, J.C.; CORRÊA, A.K. Humanização do atendimento em saúde: conhecimento veiculado na literatura brasileira de enfermagem. Revista Latino-americana de Enfermagem, v.13, n.1, jan./fev., 2005.

FERREIRA, A.B.H. Aurélio século XXI: o dicionário da Língua Portuguesa. 3. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.