Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Elaboração e Aplicação de Exercícios de Memória para os Idosos da UnAPI: Relato de Experiência
Cinthia Yumi Ide, Suzi Rosa Miziara Barbosa

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


A memória é algo que ao longo do tempo, se não exercitada, é perdida. Segundo pesquisas os idosos adquirem a concepção do processo de envelhecimento como um acontecimento patológico e ponto inicial para a contagem regressiva de suas vidas, alguns idosos deixam de participar e serem ativos biologicamente, psicologicamente e socialmente, entregando-se à aposentadoria de maneira passiva, inativa e cada vez menos reflexiva, o quepor sua vez, pode representar um prejuízo incondicional à saúde mental e física do indivíduo, além de constituir-se fator de risco para o declínio cognitivo e para a demência. O projeto Universidade Aberta a Pessoa Idosa- UnAPI/UFMS, possibilita aos idosos a partir dos 60 anos se encontrarem duas vezes por semana, no qual, um de seus objetivos é fazer com que os idosos participantes, exercitem a memória de diversas formas. Este trabalho tem como objetivo apresentar a experiência em elaborar e aplicar atividades de memória a um grupo de idosos. Para a elaboração destes exercícios, foi necessário um conhecimento prévio do grupo ao qual a atividade seria aplicada, para ter uma base do nível das atividades a serem executadas. Selecionamos diversas dinâmicas de memória, entre elas destacamos um jogo de palavras aleatórias, que se baseia em ditar palavras e dar um número a elas, desta forma: a primeira palavra é ventilador, a segunda é gato e assim por diante; que deverão ser memorizadas no início do encontro e questionadas em algum momento no decorrer do encontro. Durante a aplicação dos exercícios, foram intercaladas atividades que necessitavam de raciocínio e memória. Entre essas atividades perguntávamos aos integrantes qual era uma das palavras ditas no início, por exemplo, qual a segunda palavra? Ao final das atividades os idosos estavam entusiasmados por terem conseguido lembrar-se das palavras ditas no início do encontro e satisfeitos com o resultado. Portanto, pode-se concluir que os exercícios de memória aplicados no grupo de idosos foram de significativa importância motivacional, melhorando a autonomia e independência.

Palavras-chave


Idosos; Memória;Promoção da Saúde;

Referências


ALMEIDA, M.H.M. ET AL. Memory training for the elderly: a health promotion strategy. Interface - Comunic., Saúde, Educ., Saúde, Educ. v.11, n.22, p.271-80, mai/ago 2007.

ALVAREZ, Ana Maria M. "Deu branco: Um guia para desenvolver o potencial de sua memória." Rio de Janeiro: Best Seller (2004).

GOLDMAN, Robert, Ronald KLATZ, and Lisa Berger. "A saúde do cérebro: estratégias anti-envelhecimento para a memória, a concentração e a criatividade em todas as idades." Rio de Janeiro: Campus (1999).

SOUZA, Juliana Nery; CHAVES, Eliane Corrêa. O efeito do exercício de estimulação da memória em idosos saudáveis. Rev Esc Enferm USP 2005; 39(1):13-9.