Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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(RE) SIGNIFICAR O SUS: UM RELATO SOBRE O VER-SUS 2015 INVERNO NO RIO DE JANEIRO
Raphael Moraes da Rosa, Magno Nunes Farias, Nalbert Alessandro Queiroz Pimentel, Raphaela Ferreira Nunes de Amorim

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


INTRODUÇÃO: O programa Vivências, Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (Ver-SUS) é proposto pelo Ministério da Saúde em parceria com diversas entidades entre elas a Rede Unida. O programa acontece uma vez por ano com a duração de 12 dias no Rio de Janeiro (RJ) desde 2011. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é relatar a experiência vivida no Ver-SUS Inverno 2015 na cap 3.2 no município do Rio de Janeiro. DESENVOLVIMENTO: O Ver-SUS Inverno 2015 teve como tema "Cidadão Participativo: Orgulho de ser SUS. O Ver-SUS como um programa que tem como um dos seus objetivos e valorizar e potencializar o compromisso ético-político dos participantes no processo de implantação do SUS. Nosso grupo foi composto por 10 sujeitos graduandos, de diversas Universidades do Brasil, e de diversos cursos (terapia ocupacional, psicologia, serviço social, farmácia, direito, saúde coletiva e gestão pública), e ficamos com a Área Programática de saúde 3.2, que fica responsável por 23 bairros do RJ (Engenho de Dentro, Jacarezinho, Méier, entre outros). Dentro dessa região realizamos diversas vivências, palestras, visitas, intervenções coletivas, com o intuito de nos envolver dentro do SUS do RJ, conhecer seus desafios e êxitos, possibilitando uma interação interna com as realidades, olhando todo processo de trabalho de perto, e podendo interagir com os sujeitos que integram esse sistema (profissionais, usuários, gerentes, coordenadores). Além da possibilidade de conviver com os colegas do grupo, que são de diversas áreas de conhecimento, integrando assim uma rede de saberes para vivenciar o SUS. Ao final do dia participávamos de debates com outros grupos e escrevíamos relatórios no portfólio sobre a vivência. RESULTADOS E IMPACTOS: A multidisciplinaridade é a diferença no programa, pois são viventes vindos de diversos cursos e realidades, e isso possibilita maior debate sobre as situações vividas, conhecendo diferentes visões e aprendendo com elas respeitá-las. Além disso, o trabalho multidisciplinar ainda na graduação ajuda aos futuros trabalhadores do SUS uma visão de saúde integrada. A metodologia do Ver-SUS faz com que os viventes discutam os alicerces do SUS de manhã até a hora de dormir e algumas vezes sonhem com o programa também. Isso torna o debate mais rico, e o Ver-SUS traz mais aprendizado como o de viver em grupo e respeitar pessoas que pensam diferentemente e vivem em outras realidades, mas que agora moram juntas por duas semanas em prol de um mesmo objetivo. Visitamos a rede primária a quaternária da saúde na AP e também pudemos conhecer alguns museus, o que tornou a visão de saúde intersetorial mais forte. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Tal proposta foi de extrema importância para a percepção de que como o conhecimento e a vivência de determinada realidade pode mudar o conceito que se carrega por bastante tempo, ou seja, podemos (re) significar muitas percepções sobre o SUS, e fortalecer forças para atuarmos como atores sociais potencializadores de mudanças conquistando "mentes e corações" em prol da saúde pública.

Palavras-chave


Ver-SUS1; Sistema único de Saúde2; multidisciplinaridade3