Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DA INTEGRALIDADE NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Ana Rita de Oliveira Tucan, Suni Liu, Elisana Lima Rodrigues, Osvaldinete Lopes de Oliveira Silva

Última alteração: 2015-12-02

Resumo


APRESENTAÇÃO: Uma das tarefas dos SUS é ordenar a formação de profissionais de saúde tendo a integralidade como um dos eixos norteadores, uma vez que, essa é uma das diretrizes requeridas pela Constituição Federal para as ações e serviços de saúde pública. Como uma política indutora dessa formação, o Programa de Educação Pelo Trabalho para a Saúde (Pet-Saúde) visa promover a iniciação às práticas profissionais no âmbito do SUS, de forma interdisciplinar e, preferencialmente nos diversos níveis de complexidade das ações de saúde. Esse resumo visa relatar a experiência de estudantes de Nutrição na vivência do SUS proporcionada pelo Pet-Saúde em dois níveis de complexidade. DESENVOLVIMENTO: O Pet-Saúde da UFMS buscou promover uma vivência pedagógica da integralidade em saúde, através da formação de grupos tutoriais multiprofissionaisatuando nos diversos níveis de complexidade da Rede Municipal de Saúde de Campo Grande/MS. Foi possível conhecer a atuação profissional na Atenção Básica (ESF e NASF), nas Especialidades e, alguns grupos, no Hospital Dia vinculado ao Hospital Universitário. Dentre as vivências no nível de promoção da saúde estavam as atividades coletivas como o Emagresus, QualiHans, Servidor Saudável, Grupo de atendimento à Saúde Mental, Grupos para crianças com excesso de peso, Dia mundial da amamentação e as ações do Hiperdia. Na especialidade foramacompanhadas as ações de tratamento e reabilitação com as consultas individualizadas e em grupo com nutricionistas, psicólogas e fonoaudiólogas. Atuando nos níveis de complexidade, foi possível observar, ainda que com suas limitações, a efetivação da referência e contrarreferência, quando o profissional da UBSF encaminha para a Especialidade e este retorna à Atenção Básica para continuar sendo acompanhado pela equipe de saúde de sua área adscrita. RESULTADOS E IMPACTOS: O PET-Saúde propiciou aos acadêmicos uma visão mais ampla e crítica em relação aos diferentes cenários de práticas, vivenciando as experiências dos diversos profissionais, observando, no cotidiano do serviço a interdisciplinaridade e um pouco da integralidade que aprendemos na sala de aula, onde os profissionais colaboram entre si em forma de rede, tornando essa prática viável e fundamental para o sucesso de suas ações na busca pela solução dos problemas de saúde dos usuários. Os participantes também contribuíram com os serviços de saúde realizando ações de educação em saúde e aplicando uma pesquisa de cunho científico para conhecer aspectos ligados à saúde do grupo materno infantil daquela comunidade, visando contribuir com a gestão pública dos determinantes sociais da saúde, no âmbito local. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O conhecimento adquirido pela experiência real vivida no cotidiano das equipes de saúde oportunizada pelo Pet-saúde é algo que o ensino tradicional na área da saúde, jamais pode alcançar, ainda mais quando este permite ao estudante transitar nos diversos níveis de complexidade da rede de saúde. Profissionais formados com essa visão, certamente estarão aptos a fazer o SUS que queremos, atuando com ética e competência, contribuindo como multiplicador na sua esfera de influência, para um sistema capaz de prestar assistência integral visando promover, proteger e recuperar sua saúde dos indivíduos e da coletividade.      

Palavras-chave


Integralidade; Pet-Saúde; SUS