Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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VIVÊNCIAS INTERDISCIPLINARES E MULTIPROFISSIONAIS – (VIM DOCENTE)
ADRIANA CRISTINA HILLESHEIM, MAIRA TELECHEA DA SILVA, Nadia Kunkel SZINWELSKI

Última alteração: 2015-10-30

Resumo


APRESENTAÇÃO: O presente trabalho relata a atividade de intervenção construída eimplementada por três docentes da área de Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Considerando que é preciso formar trabalhadores de saúde a partir dainteração destes com os territórios, com a realidade do serviço, dasfamílias, da vida e na vida dos sujeitos foram convidados 24 docentes, estudantes do stricto sensu da Unochapecó e trabalhadores da rede desaúde do município de Chapecó para participar de um curso sobre metodologias ativas, com o objetivo de instrumentalizá-los para melhoratender às necessidades atuais da formação e atuação em saúde. DESENVOLVIMENTO: As Vivências Interdisciplinares Multiprofissionais – VIM Docente, consiste em preparar tutores para atuar junto ao projeto VIM 2016, que visa estabelecer o primeiro contato de estudantes com a realidade da profissão. O VIM integra e compreende a necessidade de interação entre os cursos da área de saúde aprendendo a efetivar ações conjuntas, observando, atuando, discutindo e elaborando propostas para consolidação do SUS. Promove ainda oportunidades de análise, compreensão através das tutorias com uso de metodologias ativas e vivência na rede de serviços de atenção básica disponíveis na região de Chapecó-SC. Com o objetivo principal de consolidar o exercício do movimento ação-reflexão-ação, como elemento central do processo da prática docente e criar diferentes espaços para aprendizagens significativas em que possa ser exercitado olhar para integralidade, o presente projeto desenvolveu atividades no decorrer do primeiro semestre de 2015. RESULTADOS: Após as tutorias para orientação teórica os participantes dirigir-se-ão até uma Unidade Básica de Saúde de um dos municípios da região que participam da proposta. A partir da preparação teórica e das vivências, os participantes desenvolverão diários de campo individualmente. O projeto terá ao seu final um total de quatro tutorias e oito horas durante um dia de vivência na Unidade Básica de Saúde.  Até o presente momento foram desenvolvidas duas tutorias, sendo uma trilha sensitiva com a participação de 21 sujeitos, onde na atividade objetivamos proporcionar aos participantes, um instrumento de autoconhecimento além da reflexão da importância do sensível como fundamento do processo educacional e a outra com 15 sujeitos, onde inicialmente trabalhou-se com dois textos e logo após com a confecção do genograma, ecomapa e rede social tendo como pessoa índice o próprio sujeito. Concluídos os trabalhos, as tutorias e vivências serão discutidas e socializadas pelos participantes em formato de resumo expandido. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Acredita-se no potencial do VIM para docentes, onde os participantes, conhecendo a realidade de uma UBS possam compreender o que significam, na prática, os conceitos de multidisciplinaridade, integralidade, entre outros, e que estes perpassam até mesmo sua importância teórica. Dadas as experiências que serão vivenciadas, para que se tornem multiplicadores do processo em sala de aula com uso de metodologias ativas, bem como sejam parceiros na qualificação dos tutores que atuarão do projeto VIM para os estudantes. Compreendemos que não há o funcionamento pleno das políticas de saúde sem o engajamento, preparo, compromisso, profissionalismo ético de todos os profissionais envolvidos.

Palavras-chave


SUS; Reorientação da formação em saúde; Metodologias ativas