Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Grupo de produção de casos de ensino em saúde: um relato de experiência
ALESSANDRA RIOS DE FARIA, Danielle Costa SILVEIRA, Amanda Nathale SOARES, Thais Lacerda e Silva, Cremilde Mendes, Lucimar Ladeia COLEN

Última alteração: 2015-10-28

Resumo


APRESENTAÇÃO: Este trabalho é um relato de experiência sobre a criação e o trabalho de um Grupo de produção de casos de ensino da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG). O grupo surgiu a partir do Curso de Especialização em Gestão da Clínica na Atenção Primária em Saúde, que movimentou a equipe a pensar em trabalhar questões de interdisciplinaridade do cuidado a partir de casos de ensino. DESENVOLVIMENTO: O caso de ensino corresponde a uma metodologia fundamentada na descrição de uma situação-problema, geralmente real, com objetivos educacionais, que deve ser desenvolvido com base nas principais necessidades dos profissionais. Entendemos que uma instituição, focada em formar trabalhadores, além de possuir sólidos conhecimentos no campo da Saúde Coletiva, deve construir conhecimentos sobre metodologias pedagógicas ativas e participativas. Assim pensando, reunimos pessoas interessadas em experimentar/construir casos de ensino que poderiam ser usados em diferentes modalidades formativas. Focamos, primeiramente, em um caso de uma família vinda do meio rural para a cidade e atendida por uma equipe da Estratégia Saúde da Família, com o apoio do Núcleo de Apoio a Saúde da Família. Propusemo-nos a construir esse caso livremente, sem seguir a priori alguma metodologia ou forma pré-estabelecida. Fizemos reuniões iniciais e o primeiro encaminhamento foi estudar temáticas consideradas centrais para a construção do caso. Compreendemos que tínhamos que construir referenciais teóricos comuns para elaborarmos o enredo de cada personagem. Elegemos como temas de estudo: família; processo de trabalho; território; protocolos e diretrizes. Esses temas foram estudados por duplas de colegas e apresentados a todo o grupo. Após esses primeiros momentos, compusemos a família do caso de ensino e começamos a construí-la. Em determinado momento, sentimos a necessidade de traçar melhor as relações entre os personagens e caracterizar com riqueza e profundidade o território. Também entendemos a necessidade de registrar as questões de aprendizagem que envolvia o estudo de cada personagem e como iríamos caracterizar o processo saúde-doença-cuidado em cada um deles. RESULTADOS/IMPACTOS: Em nossas trocas e diálogos, percebemos como nosso primeiro impulso na escrita muitas vezes envolvia conceber um personagem cheio de doenças, cheio de problemas e como a equipe de saúde poderia responder a essas necessidades. Refletindo sobre isto, adotamos um referencial que fugia do "adoecimento" do cotidiano e optamos por pensar as relações entre saúde e doença de uma maneira singular, mais próxima da vida vivida e menos medicalizada e patologizada. Assim, identificamo-nos com os referenciais da clínica ampliada, da redução de danos, da produção do cuidado de si e do outro numa perspectiva mais próxima do referencial pós-estruturalista. Atualmente, estamos concebendo as relações entre o caso construído e os eixos de aprendizagem possíveis. CONSIDERAÇÕES: Os encontros do grupo de produção do estudo de caso constituíram-se em ricos espaços de educação permanente em saúde, pois discutimos nossas experiências de trabalho, histórias de vida, pertencimento social, percebendo como nossa "lente" diante da vida dá contornos específicos ao caso que construímos e aos processos educacionais desenvolvidos na ESP-MG.

Palavras-chave


educação permanente em saúde; tecnologia educacional; atenção primária em saúde;

Referências


Campos GWS, Guerrero AVP (orgs). MANUAL DE PRÁTICAS DA ATENÇÃO BÁSICA. SAÚDE AMPLIADA E COMPARTILHADA. . 2ª Ed. São Paulo: Editora Hucitec; 2010. 411 pp.