Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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O emprego de portfólios eletrônicos no ensino da Farmacologia aplicada à Enfermagem
C.C.Mariana Oliveira

Última alteração: 2015-10-29

Resumo


O aprendizado é um processo de construção diário do conhecimento que pode ser auxiliado por várias ferramentas, dentre elas o Portfólio Eletrônico. O portfólio eletrônico é definido como uma coleção sistematizada e organizada de trabalhos que um aluno tenha realizado e utilizado para refletir, analisando assim os conhecimentos que foram adquiridos e as mudanças que ocorreram ao longo do tempo. Esse método de aprendizado permite que o acadêmico torne-se mais responsável pela construção do seu próprio saber e esteja em constante autoavaliação. Nota-se que os Portfólios Eletrônicos só têm a contribuir para a evolução da educação e formação dos acadêmicos, para que sejam seres reflexivos e que possuam necessidade de buscar cada vez mais o conhecimento que é muito importante para a formação do indivíduo. Nesta perspectiva a pesquisa possuiu como objetivos desenvolver e implementar portfólio eletrônico para a disciplina de Farmacologia aplicada à Enfermagem e analisar as percepções dos acadêmicos quanto ao uso do Portfólio Eletrônico, identificar os benefícios que o uso de Portfólios eletrônicos pode proporcionar no processo de aprendizado da farmacologia estimular os acadêmicos a tornarem-se reflexivos, através de atividades desenvolvidas no Portfólio e verificar a aceitação dos acadêmicos quanto à implantação desse método de ensino. Essa proposta apresentou dois delineamentos, o primeiro foi à pesquisa de desenvolvimento tecnológico e o segundo tratou-se de pesquisa qualitativa para avaliar o portfólio eletrônico. Os participantes da pesquisa foram estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), que estavam cursando a matéria de farmacologia e que aceitaram participar. A coleta de dados ocorreu em três etapas - desenvolvimento, implementação e avaliação. Observou-se que o instrumento de estudo pode ser eficaz desde que utilizado adequadamente. Grande parte dos alunos veem o portfólio como um instrumento de estudo do aluno e instrumento de avaliação da matéria, a importância do portfólio também foi bastante ressaltada, principalmente pela parte da autoavaliação, pois os permitia refletir sobre os pontos em que apresentaram fragilidades de conteúdo. Evidenciou-se também que os acadêmicos possuem dificuldade em lidar com o portfólio devido à autonomia que lhes foi dada para a realização das atividades. CONCLUSÕES: O portfólio eletrônico é um instrumento auxiliar do acadêmico e que o possibilita diversas interpretações quanto ao seu processo de aprendizado, permitindo-o que realize mudanças adequadas para tornar a construção de seus conhecimentos eficaz. Como o uso desse instrumento é muito recente na área da saúde supõe-se que os problemas de aceitação dos discentes podem ser advindos da não familiarização com esse método facilitador do aprendizado, gerando dificuldades na realização das atividades propostas.

Palavras-chave


Tecnologia; Educação; Desenvolvimento;

Referências


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