Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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AÇÃO DE SAÚDE: SEXUALIDADE E ADOLESCÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA
Marcela Silvestre

Última alteração: 2015-10-29

Resumo


A sexualidade é uma característica intrínseca vigente em todas as etapas da vida, além das práticas corporais, é uma forma de expressão que demonstra o contexto sociocultural onde estamos inseridos. A abordagem sobre saúde sexual na adolescência consiste em desenvolver a promoção e a prevenção da saúde de adolescentes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), desse modo, a escola é um espaço potencializador para auxiliar na construção do desenvolvimento integral dos estudantes com ações que venham contribuir com o caráter pedagógico e os momentos de aprendizagem. Alguns fatores próprios dessa faixa etária podem contribuir para exposição dos adolescentes, como o desejo de pertencer ao grupo e a sensação de sentirem inatingíveis, isso pode torná-los mais vulneráveis, ocasionando conflitos pessoais e emocionais indesejados. No decorrer do ano de 2014 o PET Cenários de Prática e de Estágios Curriculares Noturno UFRGS, através da integração entre universidade e sociedade, obteve demandas da escola Otávio de Souza sobre o tema sexualidade na adolescência e propôs uma oficina com o objetivo de contribuir com a orientação sobre a saúde sexual dos adolescentes, destacando a sexualidade com um componente fundamental da saúde que excede para além dos aspectos biológicos. Que se revela também através das influências do contexto social, altamente influenciado pelos valores, crenças, atitudes, hábitos e comportamentos. Além disso, ressaltando cuidados básicos de higienização corporal; informação sobre os principais sintomas, formas de contágio e características em geral das principais Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e apresentação dos principais métodos contraceptivos ofertados pelo SUS. Trata-se de uma oficina sobre sexualidade na adolescência, foi realizada na Escola Estadual Professor Otávio de Souza, na cidade de Porto Alegre, o planejamento foi com a coordenação pedagógica da instituição de ensino. A oficina aconteceu com estudantes do 6º ano, foi construída em três momentos, sendo o primeiro uma conversa sobre o tema “Sexualidade” e aplicação do vídeo “Como não explicar sexo pros filhos” do canal Parafernalha. No segundo momento aplicação do o Jogo da Sexualidade, Verdadeiro (V) ou Falso (F) e no terceiro avaliação realizada pelos participantes. Compreende-se como resultados a ampliação do conhecimento entre estudantes e diferentes espaços da sociedade; realização de troca de saberes entre acadêmicos e a escola. Através da ação em saúde, os adolescentes da rede pública de ensino sentiram-se empoderados para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento escolar. Conclui-se que a realização dessa atividade de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar, contribuiu para a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior, introduzindo novas práticas pedagógicas na graduação. Consideramos que através dessa oficina foi possível resgatar o papel social que a universidade tem como função, conciliando o que se aprende e produz na academia e aplicar no desenvolvimento de uma comunidade. Por fim, é importante enfatizar que a escola é um importante espaço na sociedade para a percepção dos direitos à saúde, sendo assim, é fundamental essas ações integradas de laços intersetoriais que respondam as especificidades de saúde da população adolescente.