Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Eixo Práxis III: uma proposta de Trabalho Integrado ao Estágio Curricular do Curso Técnico de Gerência em Saúde
Raquel Barbosa Moratori, Tereza Cristina Ramos Paiva, Antonio José Marinho Ribeiro, Simone Cristina da Costa Ferreira

Última alteração: 2015-10-29

Resumo


Este relato de experiência apresenta a proposta teórico-metodológica do Trabalho Integrado ao Estágio Curricular - Eixo Práxis – III, que compõe a grade curricular do Curso Técnico de Gerência em Saúde, oferecido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio EPSJV/Fiocruz, com carga horária total de 54h. O objetivo desta proposta é identificar e analisar processos gerenciais logísticos e assistenciais em saúde presentes nos modelos de gestão das unidades que compõem os campos de Estágio Curricular Obrigatório do referido curso. A metodologia utilizada estrutura-se através de aulas dialogadas com toda a turma e trabalhos em grupos para reflexão e análise dos processos de trabalho em saúde no campo da gestão, articulando o conhecimento teórico e a prática vivenciada nos campos de estágio. Como recursos pedagógicos são utilizados leitura e discussão de textos, elaboração de ferramentas analisadoras dos processos gerenciais em saúde, elaboração de roteiros e realização de entrevistas e análise documental. Pretende-se que os estagiários discentes do Curso Técnico de Gerência em Saúde possam conhecer as principais funções gerenciais nas atividades de atenção à saúde existente nos campos de estágio; identificar e desenhar processos organizacionais relativos aos campos de estágio; analisar e apresentar processos envolvidos no gerenciamento das operações em saúde e participar, quando possível, na elaboração de pesquisas, projetos ou programas com orientação docente. Os resultados obtidos com esta experiência no seu primeiro ano demonstraram a pertinência da proposta e sua relevância como um dispositivo para a compreensão de modo articulado e crítico da configuração dos processos de trabalho, das relações entre os sujeitos, dos processos e as finalidades da produção de saúde, das possibilidades, limites e contradições presentes na experiência formativa e laboral vivenciada pelos discentes e professores orientadores do Estágio Curricular Obrigatório e do Eixo Práxis III.

Palavras-chave


Práxis educativa; Processos Gerenciais Logísticos e Assistenciais em Saúde; Processos de Trabalho em Saúde; Modelos de Gestão em Saúde.

Referências


EPSJV, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Projeto Político Pedagógico. 2005. Disponível em http://www.epsjv.fiocruz.br/v2005/projetopoliticopedagogico.pdf.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Org.) Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

PAIM, J. S. Reforma sanitária brasileira: contribuição para a compreensão e crítica. Salvador: EDUFBA; Rio de Janeiro; FIOCRUZ, 2008.

PINHEIRO, T. X. A. O trabalho e a administração. In: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Administração. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2001.

RAMOS, M. Concepções e Práticas Pedagógicas nas Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde: Fundamentos e Contradições. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v.7, suplemento, p.153-173, 2009.

SAVIANI, D. O Choque Teórico da Politecnia. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 131-152, 2003.

______. Trabalho e Educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v.2, n. 34, jan./abr., 2007.