Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
MÍDIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
Arquimedes Pessoni, MARCO AKERMAN

Última alteração: 2015-10-29

Resumo


INTRODUÇÃO: O uso das redes sociais digitais vem sendo um importante aliado nas atividades de ensino e aprendizagem. OBJETIVO: A pesquisa avaliou a percepção dos alunos e professores sobre o uso dessas novas ferramentas em ambiente educacional. MÉTODOS: Foram distribuídos dois tipos de questionários online a alunos e professores de cursos de Saúde de duas instituições de ensino superior do ABC Paulista, respondidos por 55 alunos e 19 professores. Com base nesses dados, identificamos afirmações qualitativas para avaliar percepções dos dois grupos sobre o uso de redes sociais digitais em ambiente educacional. RESULTADOS: Observou-se que os alunos estão mais familiarizados com as ferramentas digitais e que parte dos docentes as conhece, mas não as utilizam. O Youtube e o Facebook foram às mídias mais referenciadas e usadas por ambos os públicos. Os alunos apontaram formas de utilização extraclasse para as ferramentas digitais. CONCLUSÕES: mídias sociais podem ser utilizadas como ferramentas educativas, mas professores precisam ser sensibilizados e capacitados para o uso; alunos podem encontrar opções de compartilhamento e produção de conhecimento coletivo no ambiente virtual de educação em saúde.