Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Imersão de ACS: orientação e facilitação do processo de trabalho
Vanessa Rocha Sbizzaro, Alessandra Carvalho, Iere Silva Rodrigues, Dayana Silva Oliveira, Adriana Machado Marega, Thaís Pola

Última alteração: 2016-01-06

Resumo


Os agentes comunitários de saúde (ACS) são profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) que residem na área onde atuam e são o elo entre a população e a Unidade Básica de Saúde (UBS). Atualmente, o Brasil conta com 263.541 ACS. A imersão de ACS é uma estratégia de Educação Permanente Saúde (EPS), que trata das cenas (vivências), dos cenários (territórios) e das práticas (processos) dos agentes comunitários de saúde no mundo do trabalho. O objetivo deste trabalho é apresentar a experiência de ação educativa realizada com os ACS pela educação permanente da APS Santa Marcelina, bem como avaliar as ações realizadas durante os meses de agosto, setembro e outubro de 2015. Esta estratégia iniciou em Janeiro de 2014 e foi realizada mensalmente mediante contratação dos ACS em até um mês. A imersão desenvolvida no período deste trabalho foi realizada em 8 horas, abordando temas pertinentes ao processo de trabalho, como: história e papel do ACS na Atenção Primária à Saúde (APS), território e redes de apoio, abordagem em visita domiciliar, postura e ética profissional, humanização e habilidade técnica acerca dos instrumentos de trabalho. Foi desenvolvida a partir de metodologia problematizadora através de dinâmicas, vídeos, roda de conversa e discussão de casos. Para avaliação do processo, foi aplicado pré e pós teste quantitativo para avaliar o conhecimento adquirido e uma avaliação quanti-qualitativa relacionada a metodologia e satisfação. Quanto aos testes quantitativos aplicados, verificou-se no pré-teste 37,5% de acertos e no pós-teste 59,16%, constatando maior aquisição de conhecimento após a capacitação. De acordo com as avaliações aplicadas, verificamos que a metodologia problematizadora e voltada à realidade dos ACS contribui para o aprendizado e para o fortalecimento das ações no cotidiano do trabalho. Percebemos uma boa aceitação, participação e interação dos ACS na imersão e os profissionais se mostraram a vontade para sanar suas dúvidas com relação ao processo de trabalho. Até o momento, a metodologia desta estratégia tem se mostrado satisfatória para este público. Diante das avaliações, concluímos que é uma ação educativa que se faz necessária, visto que o ACS não apresenta uma formação técnica e nem existe um curso que o capacite para inserção no processo de trabalho.