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Conselho Setorial: uma estratégia de gestão compartilhada
Última alteração: 2015-10-30
Resumo
A Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais implementou Conselhos Setoriais nas diversas instituições que integram o Sistema Estadual de Saúde. Trata-se de um espaço estratégico para pensar coletivamente o processo de trabalho em reuniões mensais voltadas à discussão, planejamento e tomada de decisões. Leva em consideração as especificidades e necessidades dos diferentes setores. Este trabalho visa analisar criticamente a experiência da Superintendência de Pesquisa da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESPMG) no período de abril a setembro de 2015. A metodologia da reunião é definida pelo setor responsável pela sua realização, utilizando diferentes estratégias como rodas de conversar, leituras de textos, relatos de experiência, elaboração de fluxos de trabalho. Constata-se que o Conselho como uma instância de gestão colegiada, democrático-participativa constitui um locus privilegiado de articulação dos diferentes sujeitos da equipe da pesquisa, valorizando seus saberes e autonomia em torno dos microprocessos da escola e, vinculando a teoria à prática. E, em seu caráter de transversalidade em relação à ESPMG aproxima a prática em pesquisa aos referenciais que subsidiam a Educação Permanente em Saúde (EPS), problematizando as situações vivenciadas, tentando resolvê-las com base nos princípios da alteridade, da cooperação e da solidariedade. Os integrantes da pesquisa reconhecem que as reuniões possibilitam o relato do pesquisador que "vai a campo" e se depara com as necessidades reais, a complexidade e o dinamismo dos diversos cenários. Condições que enriquecem o espaço formal do Conselho e favorecem a captação de dimensões técnica, ética e política, a ruptura dos limites no entorno das profissões, ampliando as possibilidades de conexão entre as mesmas, a tecitura das mudanças e da autogestão dos processos de trabalho. Essenciais, para a criação de estratégias diante a uma instituição fragilizada em termos de condições de trabalho e relações interpessoais. Conclui-se que os Conselhos têm-se consolidado como ‘encontros’ no mundo do trabalho em saúde, favorecendo a pluralidade nos processos interpretativos e de circulação dos diversos saberes que permeiam as práticas na escola e têm assumido uma importância fundamental para legitimar o "fazer" cotidiano.
Palavras-chave
Conselho Setorial; Gestão do Trabalho; Pesquisa em Saúde