Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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ACESSIBILIDADE DOS DEFICIENTES FÍSICOS NAS DEPENDÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA
Aimê Cunha Arruda, Aline Cristiane Paula SPIERING, Carine Nascimento da SILVA, Cátia TRENNEPOHL, Rosângela Morais de CAMPOS, Themis Goretti Moreira Leal de CARVALHO

Última alteração: 2016-01-11

Resumo


INTRODUÇÃO: O presente trabalho visa analisar a acessibilidade do deficiente físico na Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ. Tendo com base o estatuto da pessoa com deficiência, que tem como objetivo assegurar os direitos de tal. “Deficiência é toda restrição física, mental ou sensorial, de natureza permanente ou transitória, que limita a capacidade funcional de exercer uma ou mais atividades essenciais da vida diária” (Brasil, 2005, página 11), neste aspecto, como deficientes físicos poderão ter mobilidade adequada numa universidade podendo cursá-la de maneira autônoma? A resposta esta na arquitetura do local, sendo necessárias rampas, banheiros, salas, portas e mesas adequadas para esta parcela da sociedade. Toda pessoa com deficiência e/ou necessidades especiais ou com motilidade reduzida, tem seus direitos garantidos pela “Declaração Universal dos Direitos Humanos”, pela Carta de 1988, pela Organização Mundial da Saúde, Organização das Nações Unidas e demais legislações federais, estaduais e municipais. Tais leis visam à realização de uma sociedade humana e com a acessibilidade assegurada. OBJETIVO GERAL: Verificar a acessibilidade que é oferecida ao deficiente físico na Universidade de Cruz Alta. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Constatar a presença de rampas e/ou elevadores nas dependências do Campus para deficientes físicos; Descrever o número e locais de estacionamentos privativos para deficientes físicos; Relatar se os banheiros do Campus são adequados aos deficientes físicos; Analisar se as classes e mesas que a Universidade de Cruz Alta dispõe se enquadram às necessidades dos deficientes físicos; Apontar se as portas de acesso em geral, estão adequadas aos deficientes físicos. JUSTIFICATIVA DA PESQUISA: Acreditamos que é direito de todos sem qualquer discriminação, a educação; a possibilidade de cursar uma Universidade e poder frequentá-la de forma adequada e acessível. A expectativa de uma experiência inovadora para, nós, acadêmicas do curso de Fisioterapia da Universidade de Cruz Alta visando analisar a acessibilidade oferecida aos discentes, docentes e funcionários portadores de necessidades especiais que frequentam a Universidade. METODOLOGIA: A pesquisa caracterizou-se como um estudo exploratório e descritivo (GIL, 2002) e foi desenvolvida nas dependências da Universidade de Cruz Alta. População e amostra - A População de pessoas com deficiência física que frequentam a Universidade de Cruz Alta. Coleta dos dados - A coleta de dados foi realizada através de observação participante e registro fotográfico pela máquina modelo Sony cyber – shotdsc w310. Análise dos dados - A análise dos dados foi através dos diferentes achados nas fotografias, determinaram as dificuldades e/ou falta de acesso do portador de deficiência física, que frequenta a UNICRUZ. O amparo para a compreensão dos dados foi mediante o determinado na Legislação Brasileira do Deficiente Físico. Ética - aspectos éticos - Para o atendimento a Resolução 196/1996, denominadas Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa envolvendo Seres Humanos, nosso projeto teve a apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da UNICRUZ. ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS: Acessibilidade na universidade através de rampas e elevadores - Os resultados obtidos demonstraram que a Universidade de Cruz Alta possui rampas em suas instalações que proporcionam o acesso as suas dependências. No caso dos elevadores a Universidade de Cruz Alta apresenta um elevador na Biblioteca e outro no prédio sete. Estacionamentos privativos para deficientes físicos - A UNICRUZ possui seis vagas de estacionamento para deficientes físicos, todas sinalizadas. O acesso a UNICRUZ através do transporte coletivo - Conforme funcionária da empresa de Transporte Coletivo Nossa Senhora de Fátima nos informou a empresa possui ônibus adaptados, porém nenhum usuário da linha de transporte UNICRUZ necessita deste serviço. Estrutura dos banheiros adaptados do Campus - Realizamos a análise de três sanitários do Campus, observado o acesso, a sinalização, e verificando suas instalações conforme as normas técnicas. Para tal usamos a norma ABNT NBR 9050. As portas de acesso aos sanitários possuem puxadores horizontais. As barras de apoio em um dos sanitários estavam localizadas em lugar inadequado. Nos três sanitários analisados apenas um apresentava lavatório suspenso conforme determina a norma. Mobiliário - As mesas das salas de aula da UNICRUZ possuem acesso, havendo apenas algumas ressalvas. A bancada para pagamento localizado no prédio sete possuía altura de 1,20, e não apresentava altura livre inferior. Sendo assim não era adaptada para pessoas com cadeira de rodas, ao apresentarmos o projeto à Reitoria de Pesquisa e Extensão da Universidade de Cruz Alta o local foi fechado, pois entendeu que não estava devido às normas. Porta de acesso - As portas que proporcionam acesso as acesso às salas de aula, aos laboratórios, a lanchonete, ao elevador e a biblioteca, permitem o acesso, havendo apenas algumas ressalvas. CONCLUSÃO: O desenvolvimento do presente trabalho, acessibilidade dos deficientes físicos no campus da UNICRUZ, trouxe ao grupo a possibilidade de formar uma consciência crítica sobre o tema, entendendo os direitos dos deficientes. O estudo é a principal ferramenta para um profissional bem qualificado, juntamente com um pensamento ético e digno, e foi a partir deste trabalho que construímos ideais indeléveis para que, possamos sanar falhas sobre a acessibilidade em toda a sociedade. A UNICRUZ é um exemplo de acessibilidade e isso foi provado através do registro fotográfico. É um orgulho para nos acadêmicos poder usufruir e vivenciar deste espaço que é construído por todos nós.

Palavras-chave


Barreiras Arquitetônicas;Direito de acesso;Educação.

Referências


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