Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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As representações sociais do cérebro no imaginário da divulgação científica sobre saúde e vida
Anderson dos Santos Machado

Última alteração: 2015-11-27

Resumo


Este resumo descreve a força da retórica gerada pelas capas da revista Mente e Cérebro. A intenção é buscar identificar representações sociais do cérebro recorrentes no gênero que trabalham com a divulgação científica. A partir desse estudo de caso procurou-se descrever como o cérebro é apresentado na articulação simbólica que denominamos simbiose imagem/palavra no sentido de identificar as estratégias de convencimento a partir dos elementos simbólicos presentes nesta articulação. A proposta não é buscar o valor da verdade discursiva, mas os sentidos que emergem dessas capas e como elas produzem representações que nos convencem a determinados modos de conduzir a vida e o viver. Procurou-se avaliar como o cérebro é representado para a sociedade e se ele se configura, no periódico, não apenas como um órgão do corpo, mas também como núcleo central do sujeito humano, comandando suas emoções e controlando as formas de cuidado e vida, podendo ser medicalizado e condicionado para maximizar a vida biológica. Pretendeu-se com esta análise, contribuir para o debate sobre o papel relevante das Biociências no imaginário social como dispositivo de produção de verdades sobre a saúde, o adoecimento e na normatização da vida e do viver na sociedade contemporânea.

Palavras-chave


cérebro; imaginário social; representações; retórica.

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