Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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EdPopSUS-PE: documentário sobre a experiência do Curso Livre de Educação Popular em Saúde com Agentes Comunitários e de Vigilância em Saúde – Pernambuco 2013-2014
Paulette Cavalcanti de Albuquerque, Marcondes José Pacheco, Ana Paula Lopes de Melo, Adriano Lima

Última alteração: 2015-11-04

Resumo


O documentário relata a experiência vivenciada por Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, educadores, mediadores e equipe de coordenação do Curso de Educação Popular em Saúde, vinculado ao Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde numa parceria entre a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde, Escola Politécnica Joaquim Venâncio (EPJV/Fiocruz) Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), e executado e coordenado em Pernambuco pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM/Fiocruz). O curso teve como proposta metodológica os princípios e matrizes pedagógicas da educação popular em saúde e surgiu como estratégia para fortalecer o  Plano Operativo da Política Nacional de Educação Popular em Saúde, buscando contribuir com a atuação dos profissionais das equipes de Atenção Básica em Saúde, em especial, dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Vigilância em Saúde, resgatando seu papel de educadores e fortalecendo as práticas educativas, de mobilização social e promoção da saúde, por meio do processo de formação. O curso desenvolvido aravés de momentos presencias destinados à problematização da realidade, a construção de vínculos entre os participantes, momentos de utilização de ambiente virtual de aprendizagem, além de momentos de dispersão nos territórios de atuação dos profissionais de saúde que visavam à prática e a vivência da educação popular em saúde no cotidiano de trabalho. O documentário teve como objetivo registrar o momento de encerramento que se deu mediante a realização de mostras de trabalhos e experiências nas várias regiões do estado onde o curso foi desenvolvido. Em Pernambuco o curso foi operacionalizado em três ofertas: a primeira aconteceu entre dezembro/2013 e janeiro/2014 com 31 turmas distribuídas na região Metropolitana, Agreste e Sertão, totalizando 1.200 alunos inscritos. Para a segunda e terceira ofertas, desenvolvidas entre março e agosto de 2014, houve 2100 inscritos distribuídos em 61 turmas que abrangeram também as regiões das Zonas da Mata Norte e Sul e o município de João Pessoa/PB. Buscando fortalecer a troca de experiência entre os alunos das três ofertas do curso, foram articuladas mostras de trabalhos nos municípios de Recife, Caruaru, Arcoverde, João Pessoa e Abreu e Lima com participação de alunos dos mais de 30 municípios participantes. Durante as mostras, foram exibidos trabalhos com diversos temas relacionados à saúde e as experiências educativas vivenciadas pelos agentes durante as oficinas do curso. Os trabalhos foram apresentados sob a forma de diversas linguagens, tais como teatro, música, poesia, dança, rodas de conversa e fantoches. O documentário demonstra que a realização do EdPopSUS-PE, nas suas várias etapas, possibilitou a maior compreensão do papel dos profissionais de saúde como educadores, valorizando a cultura popular e as práticas integrativas em saúde, seja nas ações desenvolvidas dentro das Unidades de Saúde da Família, seja na sua atuação direta nas comunidades.

Palavras-chave


Educação Popular em Saúde; Cultura Popular; Atenção Primária