Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Educação Permanente em Saúde: ampliando e intensificando o cuidado
MILENE SANTIAGO NASCIMENTO

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: Este relato é resultado de um projeto de intervenção construído pela autora, como trabalho de conclusão do curso de especialização em Gestão de Redes de Atenção à Saúde (FIOCRUZ) no ano de 2015. O projeto visa um município de aproximadamente 120.000 habitantes (IBGE, 2010), do estado do Rio de Janeiro. Pretende-se apresentar o processo de investigação das causas que interferem no processo de diagnóstico e tratamento do câncer de mama e propor estratégias de enfrentamento das dificuldades. Para tanto, situa a Educação Permanente em Saúde como um alicerce central para a execução das ações. Este relato objetiva: apresentar as causas que interferem no processo detecção-diagnóstico-tratamento do câncer de mama no município acima descrito; expor a metodologia utilizada pela autora durante o processo de coleta de dados; situar as estratégias da Política de educação Permanente em Saúde como fundamental para a garantia do cuidado. DESENVOLVIMENTO: A escolha do tema “câncer de mama” para a construção do projeto de intervenção foi uma solicitação da Fundação Oswaldo Cruz, para atender necessidades do Ministério da Saúde, que concebe a urgência de ações que reduzam a taxa de mortalidade por esta causa. Para a construção do projeto, foi necessário empreender uma investigação no município, acerca do circuito realizado pela mulher na rede, durante o processo de detecção-diagnóstico-tratamento do câncer de mama e sobre os serviços envolvidos e fluxo da rede de saúde. O método utilizado para coleta de dados foi a análise dos indicadores de mortalidade e morbidade do município, através de dados da Vigilância em Saúde e entrevista com os profissionais de saúde, que incluíram: Atenção Primária, Atenção Especializada e Tratamento Fora de Domicílio (uma vez que a atenção à alta complexidade não é realizada no município). O levantamento de informações sobre a realidade do município indicou a desistência de grande número de mulheres durante processo diagnóstico e de tratamento e falta de informações sobre a paciente, após seu encaminhamento para alta complexidade, quando o diagnóstico é positivo. Quando solicitados a atribuírem causas para o problema, os trabalhadores elencaram as seguintes: dificuldade de empreender ações intersetoriais, ou seja, os serviços da rede de saúde do município não possuem uma estratégia de trabalho intersetorial consolidado, permanecendo o cuidado compartilhado dependente de iniciativas individuais; dificuldade de estabelecer nas equipes espaços de discussão dos casos e planejamento de ações; falta de estratégias intersetoriais de acompanhamento das mulheres em tratamento do câncer de mama, implicando em desconhecimento pela rede de saúde do prognóstico e mortalidade. Embasado nesses dados, o projeto situou as causas do problema na falta de estratégias intersetoriais de acompanhamento das mulheres em tratamento do câncer de mama, implicando em desconhecimento pela rede de saúde do prognóstico e mortalidade. Interessante notar que os entraves do cuidado estavam situados diretamente em questões inter-relacionais e não em falta de estruturas físicas, ou seja, tecnologias duras (serviços e equipamentos). Tendo como alicerce os conceitos de micropolítica do trabalho (FRANCO e MERHY, 2007) e a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (BRASIL, 2009), regulamentada pela Portaria GM/MS, nº 1996, de 20 de agosto de 2007, o projeto, com previsão de implantação no ano de 2016, propôs uma mudança na dinâmica do trabalho das equipes e na formação dos profissionais e a implantação de grupos operativos para apoiar e orientar as mulheres e seus familiares. RESULTADOS/IMPACTOS: Acredita-se que o projeto intensificará o cuidado, reduzirá o risco de abandono do processo diagnóstico e tratamento, contribuindo para o prognóstico positivo e redução da mortalidade causada pelo câncer de mama. Encontra-se em fase de ajustamento do mesmo e de avaliação das equipes para início da implantação. Além disso, o município está em fase de estruturação de um Núcleo de Educação Permanente em Saúde, apontando a necessidade de se coadunar as estratégias do projeto com os objetivos e propostas do núcleo. A entrevista para coleta de informações foi fator determinante para a construção do projeto, uma vez que foi desenhado com base no conhecimento e na avaliação dos profissionais. Dessa maneira, o projeto implica os profissionais, que apontam a carência de estratégias para o desenvolvimento do trabalho em equipe e intersetorial. Pôde-se afirmar a própria entrevista como estratégia de Educação Permanente em Saúde, uma vez que foi criado um espaço para escuta dos profissionais. Uma vez que puderam opinar, trazer suas impressões sobre o cotidiano do seu trabalho, os trabalhadores verificaram que são os atores principais de sua prática, ou seja, governavam as atribuições que exerciam. Nesse sentido, a entrevista, ao viabilizar uma ressignificação da postura profissional, ou seja, os trabalhadores que atuavam sob a ótica da defasagem, compreenderam que são os gestores do próprio trabalho. Foi esta mudança que permitiu que a Educação Permanente em Saúde fosse sinalizada como alicerce de uma mudança na lógica do cuidado, uma vez que foram seus pilares que balizaram a construção das propostas de enfrentamento ao problema. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A investigação sobre a realidade do município realizada através das entrevistas, empoderou os trabalhadores, permitindo que empreendessem uma avaliação das práticas de trabalho e de cuidado. A maior preocupação assinalada pelos profissionais foi o desconhecimento sobre a paciente, que se perde no circuito detecção-diagnóstico-tratamento, devido à dificuldade do estabelecimento do trabalho em rede. O município não carece de estratégias de ampliação das tecnologias duras, mas de espaços de construção de cuidado compartilhado e troca de saberes. Acredita-se que o projeto fortalecerá as iniciativas do município na consolidação de um Núcleo de Educação Permanente em Saúde. Através de estratégias de educação permanente, a promoção do exercício da microgestão do trabalho nas equipes que realizam ações de detecção, diagnóstico e regulação do acesso aos serviços de tratamento do câncer de mama, contribuirá para que o planejamento das ações e o cuidado sejam construídos de forma intersertorial. Supõe-se que ao desenvolver ações de acompanhamento intersetorial das mulheres em processo de diagnóstico e tratamento do câncer de mama e seus familiares, o abandono do mesmo será reduzido, o que diminuirá as taxas de morbidade e mortalidade do município. A construção do projeto de intervenção ressaltou a importância do estabelecimento de ações de Educação Permanente em Saúde nos municípios como garantia de ampliação e intensificação do cuidado.

Palavras-chave


câncer de mama; micropolítica; Educação Permanente

Referências


BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE / Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde / Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Série B. Textos Básicos de Saúde Série Pactos pela Saúde 2006, v. 9. Brasília, DF: 2009. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude.pdf

FRANCO, Túlio Batista. MERHY, Emerson Elias. Mapas analíticos: um olhar sobre a organização e seus processos de trabalho. (2007). Disponível em: http://www.medicina.ufrj.br/micropolitica/textos/mapas_analiticos.pdf