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O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NA RESIDÊNCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE COLETIVA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Última alteração: 2015-10-27
Resumo
O portfólio é um instrumento pedagógico que consiste no registro das experiências vivenciadas ao longo da Residência em Saúde Coletiva. O objetivo deste trabalho é apresentar a potencialidade do portfólio, enquanto ferramenta pedagógica, para sistematizar a construção e produção de conhecimento na residência e a documentação das ações de saúde desenvolvidas pelos residentes junto às equipes de saúde nos campos vivenciados, sob a ótica da multiprofissionalidade. A estruturação do portfólio é construída em parceria entre residentes, tutores, a coordenação do curso e preceptores. As atividades dos residentes foram registradas em portfólio e consistiram em: acolhimento, itinerâncias e ações de saúde desenvolvidas no primeiro ano da residência, com vistas a potencializar o trabalho em equipe multiprofissional no campo da saúde coletiva. O portfólio mostrou-se como uma boa ferramenta para registros da produção de conhecimento. O instrumento documentou ações que geraram fortalecimento do vínculo; criação de grupos; desenvolvimento de programas inativos e formação de conselhos locais. As atividades práticas foram catalogadas de forma bastante criativa, e o impacto foi observado através da proposição e desenvolvimento de ações de saúde, envolvendo a comunidade local e acadêmica, os profissionais da saúde e os residentes. O portfólio é uma potente ferramenta pedagógica, capaz de documentar as diversas ações de saúde coletiva, multiprofissionais, realizadas pelos residentes nas Unidades de Saúde, embasadas nos marcos teóricos e conceituais do SUS. Chega-se a conclusão que o uso de portfólios nas residências é importante não só para documentação do trabalho, mas também como instrumento eficaz para a educação permanente, discussão dos processos de trabalho no SUS, e para avaliação pedagógica dos próprios programas de residência.