Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NA RESIDÊNCIA INTEGRADA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE COLETIVA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Caroline Mello dos Santos, Luciana Barcellos Teixeira, Bibianna Pavim, Katia Valença Correia Leandro da silva

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


O portfólio é um instrumento pedagógico que consiste no registro das experiências vivenciadas ao longo da Residência em Saúde Coletiva. O objetivo deste trabalho é apresentar a potencialidade do portfólio, enquanto ferramenta pedagógica, para sistematizar a construção e produção de conhecimento na residência e a documentação das ações de saúde desenvolvidas pelos residentes junto às equipes de saúde nos campos vivenciados, sob a ótica da multiprofissionalidade. A estruturação do portfólio é construída em parceria entre residentes, tutores, a coordenação do curso e preceptores. As atividades dos residentes foram registradas em portfólio e consistiram em: acolhimento, itinerâncias e ações de saúde desenvolvidas no primeiro ano da residência, com vistas a potencializar o trabalho em equipe multiprofissional no campo da saúde coletiva. O portfólio mostrou-se como uma boa ferramenta para registros da produção de conhecimento. O instrumento documentou ações que geraram fortalecimento do vínculo; criação de grupos; desenvolvimento de programas inativos e formação de conselhos locais. As atividades práticas foram catalogadas de forma bastante criativa, e o impacto foi observado através da proposição e desenvolvimento de ações de saúde, envolvendo a comunidade local e acadêmica, os profissionais da saúde e os residentes. O portfólio é uma potente ferramenta pedagógica, capaz de documentar as diversas ações de saúde coletiva, multiprofissionais, realizadas pelos residentes nas Unidades de Saúde, embasadas nos marcos teóricos e conceituais do SUS. Chega-se a conclusão que o uso de portfólios nas residências é importante não só para documentação do trabalho, mas também como instrumento eficaz para a educação permanente, discussão dos processos de trabalho no SUS, e para avaliação pedagógica dos próprios programas de residência.