Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM UMA COMUNIDADE TERAPÊUTICA DE CAXIAS DO SUL-RS
Suzete Marchetto Claus, Eléia de Macedo, Alice Maggi, Isabel Cristina Simon, Maíra Boeno de Maia

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: O consumo de álcool e outras drogas entre a população de crianças e adolescentes é um desafio para saúde coletiva, tendo em vista os riscos à saúde mental dos indivíduos, ocasionando um alto ônus social e familiar. Sendo assim, a aproximação da equipe da Atenção Básica atuando junto às comunidades terapêuticas para recuperação de dependentes químicos é de suma importância para o desenvolvimento de estratégias e ações de vigilância em saúde. A atuação da fisioterapia como prática interdisciplinar da Atenção Básica tem um papel significativo na recuperação da saúde dos indivíduos que procuram auxílio terapêutico na comunidade, pois a debilidade da saúde e o descondicionamento físico ocasionado pela dependência química prejudica o desenvolvimento das atividades de recuperação e funcionalidade dos internos. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Os acadêmicos do curso de fisioterapia junto às ações da equipe da UBS realizam atividades quinzenais em uma comunidade terapêutica com cerca de 30 indivíduos internos para tratamento da dependência química. As atividades fisioterapêuticas orientadas envolveram exercícios de aquecimento, alongamentos e exercícios com ênfase no sistema cardiorrespiratória. Foram construídos circuitos para melhora da coordenação e equilíbrio. As dinâmicas de grupo também foram inseridas na atividade, com o intuito de educação em saúde, além de favorecer a integração e socialização das dúvidas dos participantes. A proposta tinha duração de 1 hora, sendo aferida a pressão arterial sistêmica antes e após os exercícios. RESULTADOS: Os indivíduos relatam uma melhora em relação à capacidade respiratória e de resistência durante as atividades, bem como melhora na sensação de bem estar. Os resultados mostram uma nova forma de integração ensino serviço e comunidade para a área da fisioterapia, pois a partir da proposta de intervenção é possível realizar atividades de promoção e prevenção à saúde dos internos e não só a de reabilitação. A intervenção resultou na construção de questionário de avaliação musculoesquelética e de qualidade de vida. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Além de fortalecer a interação dos profissionais da própria equipe da UBS. A integração ensino serviço comunidade propicia alternativas de educação em saúde que podem ser difundidas para outras comunidades terapêuticas.

Palavras-chave


Educação em sáude; Saúde mental; Fisioterapia.