Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA JUNTO A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Guilherme Endres Cuccarolo, Suzete Marchetto Claus, Alice Maggi

Última alteração: 2015-10-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: A discussão relativa à formação em psicologia voltada a saúde revela que o campo da saúde pública tem crescido, tornando-se espaço de inserção profissional. Compreende-se que o sistema de saúde público brasileiro, bem como os movimentos que propõe a atuação interdisciplinar no cuidado à saúde dos usuários impõe desafios e necessidade de reformulações nos currículos acadêmicos. Discute-se a importância do profissional da psicologia se inserir nesse âmbito de trabalho, construindo conhecimento in loco e consolidando sua prática profissional nas equipes de saúde. A Atenção Primária em Saúde é o foco de muitos dos programas nacionais de reorientação profissional à saúde pública. A Estratégia de Saúde de Família é encontrada nesse contexto como orientador das práticas em saúde coletiva. Sendo uma das principais políticas de atuação em saúde atualmente e considerando-se a crescente inserção de profissionais da psicologia nas equipes de saúde da família, buscou-se destacar potencialidades desse fenômeno através do levantamento das atividades realizadas atualmente por profissionais já inseridos na rede. O estudo objetiva identificar as efetivas contribuições da Psicologia inserida na Estratégia de Saúde da Família, caracterizando o pressuposto teórico de sua atuação e legitimando a ESF como campo de atuação profissional. DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE: Estudo exploratório, de caráter qualitativo, tendo por base pesquisa bibliográfica e documental pertinente. Foram pesquisados dez artigos publicados a partir de 2009, dando-se ênfase a relatos de experiência ligados à ESF. Os artigos foram coletados a partir do site de indexação Scientific Electronic Library Online (SCIELO), através de pesquisa pelos descritores Atenção Básica a Saúde, Estratégia de Saúde da Família, Psicologia. Para a realização do estudo foi utilizado como instrumento para coleta de dados um modelo de fichamento, a fim de organizar os temas que serão analisados posteriormente. Os artigos selecionados serão analisados e buscar-se-á o recorte de conteúdos, para elencar categorias analíticas partindo de um modelo misto. Como referencial de análise, será usado a Análise de Conteúdo proposta por Laville e Dione (1999). RESULTADOS: O estudo ainda encontra-se em fase de realização a ser concluído em dezembro de 2015.  Dados coletados até então apontam que o psicólogo que atua juntamente a ESF, atua de acordo com as orientações propostas pelo Ministério da Saúde, destacando-se a participação nas reuniões interdisciplinares, efetuando apoio matricial às equipes de saúde. Considera-se ainda a importância da realização de estágios de cursos de graduação.  Outro dado identificado em três dos artigos estudados  aponta para o desconhecimento do trabalho  psicológico por parte das equipes de saúde, resultando em demandas de atendimento individual e de cunho curativista. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A inserção do psicólogo na ESF é recente e sua formação ainda encontra-se engendrada pelo modelo clínico curativista. Fomentar o trabalho do psicólogo e as potencialidades geradas a partir de sua inserção pode promover os debates necessários para a reforma curricular a fim de formar profissionais aptos a atuação em saúde pública, em especial no que se refere à Atenção Básica.

Palavras-chave


Atenção Básica a Saúde; Estratégia de Saúde da Família;Psicologia