Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
OS IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROTOCOLO DE MANCHESTER PARA A ENFERMAGEM ATUANTE NO PRONTO SOCORRO MUNICIPAL DE SANTARÉM-PA
Jéssica Samara dos Santos Oliveira, Lays Oliveira Bezerra, Veridiana Barreto do nascimento, layme Sammer da Costa lima, Jose Benayon martins de neto, aline Taketomi

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: O protocolo de Manchester é definido como um sistema de classificação de acolhimento, de uso exclusivo dentro dos setores de urgência e emergência, cujas finalidades estão pautadas na redução das filas dentro das unidades de pronto socorro e/ou de unidades de pronto atendimento (UPA), na diminuição do tempo de espera, além de influenciar na qualidade da assistência prestada aos clientes permitindo-lhes satisfação sob os serviços oferecidos. Neste contexto, esta pesquisa buscou identificar os impactos da implementação do Protocolo de Manchester no acolhimento de um pronto socorro do município de Santarém na percepção do profissional enfermeiro atuante no acolhimento. DESENVOLVIMENTO: Trata-se de uma pesquisa de campo com embasamento bibliográfico, de cunho quantitativo e exploratório, realizado em um pronto socorro no município de Santarém no Estado do Pará. A amostra do estudo foi composta por 5 profissionais enfermeiros do setor de acolhimento. Para levantamento de dados, utilizou-se um questionário fechado com 5 questões relativas à percepção da enfermagem diante da  implantação do protocolo de Manchester no acolhimento da unidade, ressaltando, principalmente, seus benefícios e suas dificuldades. RESULTADOS: A partir da análise dos dados coletados, observou-se que 100% dos pesquisados aprovaram a implementação do protocolo. E que este minimizou o fluxo, organizou e priorizou os atendimentos mais graves dentro do setor de urgência e emergência, porém os profissionais enfermeiros pesquisados responderam que toda a equipe de enfermagem atuante no acolhimento necessita de capacitações periódicas e atualização referente à assistência de enfermagem em urgência e emergência objetivando a melhora no atendimento. No questionamento referente às dificuldades enfrentadas durante a implementação do protocolo 100% responderam que houve dificuldades e que as mesmas estavam relacionadas à aceitação da população a cerca da organização e/ou prioridades no atendimento.  Outro ponto discutido pelos pesquisadores foi sobre as respostas dos clientes referente ao novo método de acolhimento, 40% afirmou que os pacientes aceitaram positivamente a nova forma de triar/acolher, já 60% responderam que os clientes não aceitavam a utilização deste sistema de acolhimento. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A partir da pesquisa realizada, notou-se a importância dos serviços de priorização dos atendimentos dentro das unidades de urgência e emergência. Os protocolos são fundamentais neste setor devido à forma de organizar e estabelecer assistência rápida e adequada ao individuo evidenciando a humanização no processo do cuidar. Concomitantemente percebeu-se, também, que o enfermeiro é o profissional responsável pela classificação de risco do cliente, e que deve possuir conhecimentos, habilidades e capacidades para atuar em tal serviço, já que este possui habilidade natural de estabelecer contato com o paciente.

Palavras-chave


Protocolo de Manchester, Urgência e Emergência e Enfermagem

Referências


GRUPO BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO. Sistema manchester de classificação de risco: comparando modelos. 1.ed. Brasil, 2014. Disponível em: http://gbcr.org.br/downloads/get/id/5/file/53457bf080903.pdf Acessado em: 07 de fevereiro de 2015.

SANTOS, Nívea Cristina Moreira. Urgência e emergência para enfermagem. 6.ed. São Paulo: Iátria, 2010.

SHIROMA, Lícia Mara Brito; PIRES, Denise Elvira Pires. Classificação de risco em emergência: um desafio para as/os enfermeiras/os. Brasil, 2011. Disponível em: Acessado em: 20 de junho de 2015.

ZANELATTO, Daiana Maggi; DAL PAI, Daiane. Práticas de acolhimento no serviço de emergência: a perspectiva dos profissionais de enfermagem. Brasil, 2010. Disponível em: acessado em 20 de junho de 2015.