Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
Perfil ginecológico das mulheres atendidas no centro de referência em saúde da mulher no interior da Amazônia com ênfase no câncer de colo de útero
Gisele Ferreira De Sousa, Antonia Irisley da Silva Blandes, Cristiano Gonçalves Morais, Danyelle Sarmento Costa, Ana Paula Lemos De Araújo, Marylin Neves Nogueira, Géssica Rodrigues de Oliveira

Última alteração: 2016-02-29

Resumo


APRESENTAÇÃO: O câncer é a multiplicação desordenada de células anormais que agridem determinado órgão do corpo, conforme evolui acarreta danos ao corpo da pessoa podendo levar ao óbito. Dentre os vários tipos de câncer existentes o de colo de útero se destaca pela alta incidência entre as mulheres, dos fatores relacionados ao surgimento da doença estão: início da atividade sexual precoce, múltiplos parceiros sexuais e história de doenças sexualmente transmissíveis. É observável, através de estudos, que a média de idade dos casos de câncer de colo do útero está se tornando mais frequente entre as mulheres jovens, mesmo estando disponíveis meios acessíveis para evitar esse mal, objetivando descrever o perfil ginecológico das mulheres que fazem uso de serviços de saúde no Centro de Referência em Saúde da Mulher. DESENVOLVIMENTO: Este estudo descritivo de abordagem quantitativa, resultado das atividades integradas em saúde, desenvolvidas por alunos e professores do curso de Enfermagem, consistiu em trabalho de campo, na Casa de Saúde da Mulher, localizado no município de Santarém- PA. Teve início em Novembro, com o planejamento e execução de palestra educativa realizada neste mês e término em Dezembro de 2014 com a análise dos dados adquiridos. A palestra educativa abordou temas referentes à saúde da mulher dando ênfase no câncer cérvico uterinos, foi aplicado questionário antes da ação, com o intuito de descrever informações pertinentes ao câncer de colo de útero e à saúde da mulher, participaram da pesquisa 13 mulheres. Os dados adquiridos foram devidamente agrupados e classificados no software Excel® 2010, deve ser enfatizado que foi aplicado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. RESULTADOS: Dentre as participantes, a faixa etária demonstrou estar entre 14 a 59 anos, em relação à primeira relação sexual, a idade mínima citada foi de 14 anos e a máxima de 20 anos, 23,08%, iniciou a atividade sexual aos 15 anos de idade, ainda relacionando os resultados da primeira relação sexual houve o predomínio de cerca de 61,54% variando entre 14 a 17 anos de idade. Percebeu-se que 53% das mulheres não fazem uso de contraceptivos, fazendo referência a terceira variável, evidenciou-se que entre 69% das mulheres com idade entre 16 a 22 anos entrevistadas haviam feito o Preventivo do Colo Uterino (PCCU) estando dentro do que se é recomendado. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Dos fatores relacionados na ocorrência de câncer de colo se destacaram quesitos como: início da vida sexual precoce e dentre os agentes influenciantes,  referentes às outras variáveis, observou-se a realização do PCCU pelas mulheres e o não uso de anticoncepcionais que ajudam a evitar a incidência de câncer de colo do útero e no diagnóstico precoce, para que ocorra diminuição de casos faz-se necessário a intervenção em meio à população nesse contexto práticas de educação em saúde exercem papel fundamental.

Palavras-chave


Mulheres; Educação em saúde

Referências


1 CALEGARI, Eduardo Guarezi; FELDENS Viviane Pessi, SAKAE Thiago Mamôru; Prevalência de sintomas depressivos em pacientes com câncer de mama submetidos à quimioterapia em um centro de referência terciário em Tubarão/ SC. Arquivos Catarinenses de Medicina Vol. 40, no. 3, de 2011.

2. DIZ, Maria Del Pilar Estevez; MEDEIROS, Rodrigo Bovolin De. Câncer de colo uterino-fatores de risco, prevenção, diagnóstico e tratamento. Ver. Med. (são Paulo). 2009 jan-mar.; 88 (1): 7-15.