Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
O processo de trabalho da equipe de comissão de defesa contra maus tratos /abuso à criança e adolescente no Hospital Criança Conceição/POA/RS
INELVA MIOTTO, karen Giane da Silva Zinn, Roberta Fabiana Abbad, Bianca Pereira Ferreira, Sérgio Dório de Carvalho, Aldacir José Oliboni, Leonardo Vasconcellos Severo, Eliana Affonso de Barros, Mauro Rosa de Paula, Denise Costa Barbosa, Anelise da Rosa Silva

Última alteração: 2015-11-27

Resumo


O comitê de defesa da criança e adolescente, o CODECA, é uma comissão do Hospital Criança Conceição que integra o Grupo Hospitalar Conceição em Porto Alegre/RS. De janeiro de 2015 a setembro, ocorreram 894 internações e 20478 consultas em nível ambulatorial. O CODECA disponibiliza atendimento integral por sua equipe multiprofissional, respeitando a criança e adolescente na sua integralidade, quando há violação de direitos. Tendo como diretriz maior os protocolos de atendimento da linha de cuidado da criança e adolescente vítima de abuso/violência no Sistema único de saúde. O CODECA atendeu 220 casos no período acima. Destes, 90% são situações de evasão hospitalar, intoxicação exógena e quedas. Os 10% são situações de abuso sexual, não adesão ao tratamento e uso de drogas. Todos os casos são notificados ao conselho tutelar e dependendo da complexidade a Promotoria e Judiciário. Os atendimentos são realizados por consultorias e demanda espontânea do usuário. Primamos pelo atendimento humanizado, observando os princípios do usuário, não discriminação e confidencialidade, através de escuta qualificada, propiciando um ambiente de confiança e respeito para estabelecimento do vínculo. A interface realizada com a rede se dá através da interlocução das diversas políticas públicas. Isto possibilita a continuidade no cuidado no território para a efetivação da proteção integral da criança e adolescente, sujeitos em desenvolvimento.

Palavras-chave


abuso sexual; infanto-juvenil; equipe multiprofissional

Referências


BRASIL. LEI 8090/90. Sistema ùnico de Saúde. Brasília; Distrito Federal,1988.

BRASIL. Ministério da Saúde.Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Metodologia para o cuidado de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violência. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

BRASIL, LEI 8069/90. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: Distrito Federal, 1988.

FURNISS, TILMANN.Abuso sexual da criança: uma abordagem multidisciplinar, manejo, terapia e intervenção legal. orto Alegre, RS; Artes médicas; 1993. 337 p. ilus.