Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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VER-SUS IMPERATRIZ: Relatório de Experiência
VITOR PACHELLE LIMA ABREU, GIANA GISLANNE DA SILVA DE SOUSA, PRISCILLA INGRID DE SOUSA FERREIRA, RÔMULLO JOSÉ COSTA ATAIDES, ANTONIA IRACILDA E SILVA VIANA, FRANCISCA JACINTA FEITOZA DE OLIVEIRA, THYAGO LEITE RAMOS, RONAN LACERDA BARBOSA

Última alteração: 2015-11-04

Resumo


Projeto VER-SUS, 2015.2 Imperatriz, ocorreu no período de 01 a 10 de agosto de 2015 que compreende as Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, onde muitos acadêmicos de várias regiões do território nacional conheceram o Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade de Imperatriz. Os participantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no campus Avançado, foram os acadêmicos do Curso de Medicina, Enfermagem, além de estudantes de vários cursos de instituições privadas da região. Estiveram representados pelos estudantes de ensino de diversas localidades do País: Maranhão, Piauí, Ceará, Pará, São Paulo, Paraná, Tocantins e Minas Gerais, compondo assim uma equipe interdisciplinar e multiprofissional abrangendo vários cursos como: Enfermagem, Medicina, Terapia ocupacional, Pedagogia, Serviço Social, Farmácia, Comunicação Social, Odontologia, Humanas e Fisioterapia. O projeto tem como principal objetivo estimular a formação de profissionais para o SUS, comprometido eticamente com as diretrizes e princípios do sistema. A vivência possibilitou a desconstrução de alguns Pré-conceitos relacionados a opressões, ao “fazer” saúde dentro das comunidades especificas, entre outros, a reconstrução desses conceitos através dos debates e diálogos realizados durante a edição, fazendo com que despertasse o desejo de fazer mudança dentro do sistema e na sociedade. Ao longo da Vivência, foi possível desenvolver um trabalho interdisciplinar em volta dos eixos: Sociedade, Redes de Atenção e o Papel do Estudante dentro da Universidade. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da vivência foi vários debates, dinâmicas, visitas, intervenções e místicas voltadas às temáticas diárias, possibilitando à receptividade a opinião do próximo, evidenciando que cada área tem uma opinião em relação a cada situação e que os seguimentos das profissões podem favorecer um trabalho de uma equipe multidisciplinar no Sistema único de Saúde. As atividades do Projeto, além do compartilhamento de conhecimento e saberes proporcionaram a aproximação e a quebra de pré-conceitos formados em relação ao “Fazer” saúde das comunidades específicas (Indígenas Trabalhadores Rurais, Candomblé e Umbanda).  É substancial que a Universidade possua laços com a sociedade, tornando os acadêmicos atores sociais através da Extensão, havendo uma formação política voltada à formação do cidadão. Podendo assim trazer a comunidade para dentro dos muros da instituição, e o projeto VER-SUS é um importante instrumento para se fazer uma formação com vários acadêmicos independentemente da sua área, uma formação política e voltada a saúde, para que sejam promotores das práticas sociais melhorando assim os serviços do sistema. O VER-SUS vem à tona possibilitando desenvolvimento de novas ações voltadas à extensão e a formação acadêmica, abrindo novos percursos e novos olhares voltados ao Sistema Único de Saúde perpetuando a ideia de fazer a diferença em seus ambientes de trabalhos mesmo que não sejam favoráveis.

Palavras-chave


VER-SUS; Vivências; Extensão Universitária.