Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS PARA PRECEPTORES DA REDE PÚBLICA DE ATENÇÃO À SAÚDE DE CAXIAS DO SUL
Gabriel Trevizan Correa, Léia Muniz, Suzete Marchetto Claus

Última alteração: 2015-10-31

Resumo


APRESENTAÇÃO: A Política de Educação e Desenvolvimento para o SUS (2004) lançou as bases para a reforma do sistema educacional para a área da saúde no Brasil, focando no desenvolvimento da rede de ensino em serviço. No âmbito da pós-graduação, uma das iniciativas refere-se aos Projetos de Apoio ao SUS, cujos cursos, realizados pela parceria entre o Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa e o Ministério da Saúde, contemplaram sete áreas no biênio 2013-2014, dentre elas, o curso de Educação na Saúde para Preceptores do SUS. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Pode-se considerar que foram desenvolvidas fundamentalmente duas competências: I) Gestão Educacional e II) Ensino-aprendizagem e Preceptoria. Exemplos de temas trabalhados que estiveram relacionados com o desenvolvimento da primeira competência foram: Educação permanente e formação de recursos humanos em saúde; Diretrizes curriculares nacionais e o aprendizado em campo de prática. Para o desenvolvimento da segunda competência, exemplos de temas trabalhados foram: Análise das necessidades de saúde e de aprendizagem; Desenvolvimento de competências emocionais. O objetivo é descrever o percurso de aprendizagem no curso acima citado em relação à prática de preceptoria, tendo como referência a experiência do autor (aluno do curso e preceptor do PROPET-Saúde), identificando relações entre as temáticas estudadas e o desenvolvimento das áreas de competência descritas no Caderno do Curso. RESULTADOS ALCANÇADOS: Aprendizagem sobre o desenvolvimento de competências, habilidades e objetivos educacionais, voltados ao contexto da interdisciplinaridade na Saúde Coletiva, campo de atuação do PROPET-Saúde; capacitação dos preceptores para a utilização de ferramentas para o planejamento e enfrentamento de problemas educacionais e de saúde; consideração dos conhecimentos prévios e problematização da formação dos acadêmicos; CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esta construção foi fundamental para a elaboração conjunta do planejamento educacional no ensino em serviço e gerou a necessidade de avaliações periódicas do programa de estágio junto aos acadêmicos.