Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Educação em Saúde: Sala de aula viva e terapêutica com as Práticas Integrativas
Bárbara Cristiane da Silva, Rosane Machado Rollo, Cristianne Famer Rocha

Última alteração: 2015-10-28

Resumo


APRESENTAÇÃO: As práticas integrativas e complementares (PICS) compreendem uma abordagem não convencional e são pensadas a partir de conhecimentos, habilidades e práticas, baseadas nas teorias, crenças e experiências de diferentes culturas.  Entre os principais desafios para a implantação dessas práticas no Sistema Único de Saúde (SUS) está na formação profissional que pouco inclui a temática nos seus currículos, produzindo mínimos conhecimentos que possam contemplar e valorizar a área. Neste sentido, a disciplina de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, é um movimento importante na formação dos profissionais da saúde. O presente relato tem como objetivo de descrever as experiências vividas durante a Disciplina, e, a partir disso, analisar a potencialidade desta atividade na promoção da saúde e prevenção de doenças, bem com na formação dos profissionais da saúde. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: A Disciplina propiciou o aprendizado e a participação em diferentes espaços terapêuticos por meio de especialistas populares. A experiência, construída através de vivências dentro da comunidade, busca conhecer práticas tradicionais e populares em saúde e estudos científicos associados, práticas integrativas e complementares disponibilizadas pelo SUS, bem como avaliar a importância da inclusão dessas práticas no fazer do profissional em saúde. RESULTADOS: Tradição, perspectivas políticas, culturais e éticas, e a realidade local, vivenciadas em território vivo, são expressão máxima nas terapias integrativas e complementares. As PICs apregoadas pelo SUS produzem saúde sedimentada em práticas alternativas, onde o indivíduo e o coletivo são vistos de maneira integral. Assim, a Disciplina ampliou o conceito de saúde e habilidades profissionais, pois abordou práticas inovadoras e críticas, produzindo aprendizagem significativa. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As PICs são importante ferramenta na promoção da saúde e prevenção de doenças, já que agregam as teorias e técnicas, conceitos e crenças trazidos pela comunidade, gerando melhorias na qualidade de vida dos envolvidos. A diversidade de informações troca de experiências e integração são indiscutíveis. A Disciplina demonstrou ser um espaço de grande potencialidade para a formação dos profissionais da saúde, para a problematização da realidade sanitária local e para um cuidado diferenciado em saúde. Para, além disso, a experiência de participação na Disciplina foi particularmente importante para minha formação no campo da Saúde Coletiva.  

Palavras-chave


Práticas Integrativas e Complementares; Educação em Saúde; Cuidados em Saúde