Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA: APRENDENDO COM A INTERSETORIALIDADE
Suzete Marchetto Claus, Cláudia Patrícia Malta Panno de Oliveira, Eric Rodrigues da Silva, Valesca Cristina Schenato, Priscila Minhoni Moreira, Eléia de Macedo, Thainara Fontoura Brandolt da Rocha

Última alteração: 2015-10-28

Resumo


APRESENTAÇÃO: O Programa de Reorientação da Formação Profissional (Pró-Saúde) e o Programa de Educação para o Trabalho em Saúde (Pet-Saúde) trazem para a graduação em saúde a oportunidade de desenvolver competências e forma de articular ensino-serviço-comunidade, envolvendo os acadêmicos na realidade local de forma ativa e crítica. Também é possível desenvolver ações intersetoriais com os demais cursos e setores da área da saúde, promovendo essa prática desde a formação acadêmica. O objetivo é demonstrar a relevância da participação dos acadêmicos dos cursos da área da saúde, em atividades como o Programa Saúde na Escola para a aproximação com a realidade local e o desenvolvimento das competências exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Saúde. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: O município de Caxias do Sul participa do projeto Saúde e Prevenção na Escola desde 2007, e aderiu ao PSE em 2013. Estes programas articulam políticas de saúde e educação, que visam o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento das crianças e adolescentes no meio social. O PET faz parte do grupo de trabalho interdisciplinar e multidisciplinar do PSE no município. Os alunos do PET estão inseridos nestes programas no planejamento das ações, na avaliação das condições de saúde, promoção à saúde e prevenção a agravos combinado com a educação permanente das equipes profissionais. RESULTADOS: A participação dos alunos do PET em todos os componentes do PSE proporcionaram aprendizados de como construir a intersetorialidade na sua formação, seja mobilizando diversos setores, respeitando suas características; compreendendo os limites e potencialidades de cada setor; seja compartilhando saberes e poderes; aprendendo a lidar com conflitos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esta experiência oportunizou aprendizados na construção de políticas públicas de forma a possibilitar a superação da fragmentação dos conhecimentos para produzir efeitos mais significativos para as necessidades da população.

Palavras-chave


Educação em saúde; Intersetorialidade, promoção em saúde.