Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Ações que visam a intersetorialidade nos serviços de saúde: Programa Escola com Saúde e Estratégia de Saúde da Família
Karolaine Cecilio, Alzira Aparecida Barros Assunção

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


APRESENTAÇÃO: O Programa Saúde na Escola (PSE)  criado com os objetivos de promover a saúde e a cultura da paz, reforçando a prevenção de agravos à saúde, promoção a saúde e a comunicação entre escolas e unidades de saúde. Contribuindo para a construção de um sistema de atenção social, com foco na promoção da cidadania e nos direitos humanos, entre outros. Assim o espaço escolar ganhou destaque na perspectiva intersetorial para a produção da saúde. Não distante desse Programa, institui-se no município de Cuiabá o Programa Escola com Saúde (PES), baseado no programa nacional, porém com adaptações para a realidade local. OBJETIVO: Este trabalho tem como objetivo promover a comunicação e interligação entre o Programa Escola com Saúde (PES) e as Estratégias de Saúde da Família (ESF’s) na cidade de Cuiabá, utilizou-se como instrumento metodológico o trabalho realizado pelo Enfermeiro do PROVAB- Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica, a fim de promover a intersetorialidade nestes serviços de saúde. Buscou-se identificar as problemáticas que interferem na comunicação entre PES e ESF e assim estabelecer o plano de ação. O método foi empregado em diversas unidades de saúde da regional oeste do município de Cuiabá, porém apenas duas unidades foram entrevistadas para os dados desta pesquisa. O enfermeiro do PROVAB acompanhou a equipe do PES e visitou as unidades de saúde para conhecer a rotina e buscar parceria, como feedback dos resultados às equipes de saúde da família, ao finalizar as atividades na escola. IMPACTOS: Diante de todas as implicações para a consolidação da intersetorialidade nesses programas, observou-se que a intervenção  aplicada aproximou as equipes e tornou o trabalho mais harmonioso e participativo, oferecendo desta forma uma melhora na assistência à população assistida por ambos. Conclui-se que a intersetorialidade nestes serviços de saúde são necessários, pois a escola, é um espaço de construção da cidadania, é apontada como espaço privilegiado para o desenvolvimento de ações de promoção a saúde, desta forma é preciso promover reuniões entre as equipes da ESF/ACS com o PES, preparar  cronograma das ações em conjunto para atendimentos especificamente dos escolares, potencializando desta assim as ações de ambos nas atividades de promoção à saúde.

Palavras-chave


Programa de Saúde da Família; Programa Escola Com Saúde; Intersetorialidade.

Referências


Brasil. Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica: Programa de Saúde da Família. Brasília, 2000. Disponível em: Acesso em março de 2015 http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_atencao_basica_n1_p1.pd

Brasil. Ministério da Saúde; Ministério da Educação. Programa Saúde na Escola. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2008.

Demarzo, Marcelo; Aquilante Aline Guerra. Saúde Escolar e Escolas Promotoras de Saúde. In: Programa de Atualização em Medicina de Família e Comunidade. Porto Alegre, RS: Artmed: Pan-Americana, 2008. V. 3, p. 49-76.