Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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MANUAL MULTIDISCIPLINAR DE ORIENTAÇÕES PARA IDOSOS LONGEVOS: DA CONCEPÇÃO À SOCIALIZAÇÃO
Marcia Regina da Silva, Lilian Marin, Gessiani Fatima Larentes, Bruna Bertollo, Diane Trebien Slaviero, Vanessa Brandeleiro Kreutz

Última alteração: 2015-10-28

Resumo


APRESENTAÇÃO: A complexidade no cuidado de idosos com 80 anos ou mais torna necessário o conhecimento sobre questões de saúde que acometem esse público e, ao mesmo tempo instiga pensar instrumentos que facilitem o cuidado diário possibilitando melhores condições de vida para esses indivíduos. O objetivo deste trabalho é descrever o processo de construção e socialização do manual multidisciplinar de orientações para idosos longevos. MÉTODO: O trabalho foi desenvolvido junto ao Pet-Saúde – Redes de Atenção à Saúde: atenção domiciliar à saúde de idosos em situação de vulnerabilidade e deficiência (física e cognitiva), no ano de 2015, como resultado de uma pesquisa realizada com idosos e cuidadores em três CSFs do município. Após a análise dos resultados iniciou-se a fase de organização da devolutiva para os sujeitos e serviços envolvidos. Foram divididos grupos de trabalho entre preceptores e estudantes, articulados pelo tutor e coordenador. Após o esboço inicial, o manual foi socializado no encontro presencial do PET e, discutida a forma mais ativa para a sua apresentação. No mês de abril de 2015, foi aplicado um projeto piloto com o grupo Pet-Saúde – Redes de Atenção à Saúde Indígena em forma de estações temáticas e o retorno foi positivo. Assim, foram realizados ajustes e a confecção impressa do manual. No mês de junho, ocorreu a devolutiva para o grupo da pesquisa e a apresentação do manual foi realizada nos cenários de prática utilizando a mesma metodologia do piloto com os ajustes. Prepararam-se seis estações com as temáticas: aspectos psicológicos e sociais no processo de envelhecimento; dicas de alimentação saudável; incontinência urinária e infecção urinária em pacientes idosos; organização e orientações quanto à medicação; saúde bucal e orientação e uso correto de dispositivos auxiliares para deambulação. RESULTADOS: A metodologia utilizada para a socialização promoveu uma inter-relação entre os atores envolvidos (profissionais, professores, estudantes, agentes comunitários de saúde e usuários) e apropriação do conteúdo do manual de forma ativa, o que faz com que haja maior vínculo e troca de experiências. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A construção de material didático, bem como a forma que ele pode ser utilizado, é um desafio, pois exigem escrita de fácil entendimento sobre temáticas complexas no campo da saúde, entretanto, deve ser estimulado como ferramenta a ser utilizada pelos profissionais da atenção básica e também pelos cuidadores. Além disso, a metodologia utilizada, juntamente com o material, pode se tornar um multiplicador do conhecimento para questões cotidianas de saúde do idoso longevo.

Palavras-chave


manual; saúde do idoso; relações interprofissionais.