Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO NO PRONTO SOCORRO SOB A ÓTICA DO ENFERMEIRO EM FORMAÇÃO
Lays Oliveira Bezerra, Jéssica Samara do Santos Oliveira, Irinéia de Oliveira Bacelar Simplício, Jamille Sada dos Reis Morreira, Mariane Santos Ferreira, Jocileia da Silva Bezerra, Camila Rodrigues Barbosa

Última alteração: 2015-12-17

Resumo


APRESENTAÇÃO: O Sistema de Acolhimento com Classificação de Risco (SACR) é um método que tem se mostrado eficiente na triagem, determinando prioridade no atendimento em unidades de Urgência e Emergência, visando à diminuição do período de espera, assim como para organização dos serviços prestados neste âmbito. Destarte, neste estudo buscou-se avaliar a percepção de enfermeiros em formação de uma Instituição de Ensino Superior de Santarém a respeito do conhecimento sobre o Sistema de Acolhimento com Classificação de Risco. DESENVOLVIMENTO: Trata-se de uma pesquisa de campo de caráter descritivo e exploratório, com abordagem quantitativa. O estudo contou com a participação de 16 acadêmicos de enfermagem cursando o décimo semestre em uma instituição de ensino superior de Santarém. Utilizou-se um formulário estruturado para identificar a percepção dos voluntários a cerca do acolhimento com classificação de risco, atendendo a critérios de inclusão e exclusão. RESULTADOS: 100% dos pesquisados pertenciam ao sexo feminino, corroborando com a faixa etária entre 22 a 38 anos. Destas, 100% asseguraram a abordagem do referido tema durante a trajetória acadêmica, 68,8% afirmaram saber atuar em um serviço de urgência e emergência contundente com o SACR, enquanto 31,2% relataram que não saberiam conduzir adequadamente ações nas condições deste serviço. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Através da pesquisa em questão, ressalta-se a necessidade de estabelecer estratégias que favoreçam e facilitem a formação dos futuros profissionais que irão atuar no atendimento de urgência e emergência baseado na lógica da classificação de risco/prioridade. Há diversos protocolos de classificação de risco utilizados, para tanto estes podem compreender vantagens e desvantagens, que deverão ser analisadas de acordo com o perfil da população elencada e dos serviços de aprendizado vigentes, como consequência deste processo enfatiza-se a humanização do cuidado e, também, a melhoria considerável na assistência ao usuário. Descritores: Urgência e Emergência, Classificação de risco, Enfermagem.

Palavras-chave


Descritores: Urgência e Emergência, Classificação de risco, Enfermagem.

Referências


DA SILVA VERSA, Gelena Lucinéia Gomes et al. Avaliação do acolhimento com classificação de risco em serviços de emergência hospitalar. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 35, n. 3, p. 21-28, 2014.

NEVES, Claudia Abbês Baêta; ROLLO, Adail. Acolhimento nas práticas de produção de saúde. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização (Série B. Textos básicos em Saúde), v. 2, 2006.

VITURI, Dagmar Willamowius et al. Acolhimento com classificação de risco em hospitais de ensino: avaliação da estrutura, processo e resultado. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 21, n. 5, p. 1179-1187, 2013.