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Relato de Experiência dos Alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões dos Saberes/UFVJM, nas atividades de educação e saúde na promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiências
Última alteração: 2015-10-31
Resumo
O Festival Itinerante é realizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões dos Saberes da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em parceria com colaboradores, associações, órgãos e instituições, iniciativa pública e privada. Buscando através dessas articulações responder as demandas da população do Alto Jequitinhonha no município do Serro/MG, direcionando ações de educação em saúde. Que visam à prevenção e promoção da saúde. Para tal, não há como separar a Educação da Saúde, a articulação efetiva entre as ações desenvolvidas nesses dois campos são primordiais para a promoção da qualidade de vida da população, inclusive das pessoas com necessidades especiais. Nesse contexto, temos a Escola Especial “Joaquina Elvira” - APAE/Serro, uma entidade filantrópica de caráter educacional, cultural e assistencial que assiste cerca de 110 alunos com necessidades especiais que recebeu em Agosto de 2014, o PET- Conexão dos Saberes/UFVJM. Esse realizou uma Ação de Educação em Saúde, em resposta as demandas dos profissionais que trabalham na instituição, que relataram a necessidade de atividades educativas que abordassem: higiene pessoal, controle da agressividade e socialização, sexualidade, autoestima dos pais e orientação sobre medicação. O objetivo dessa ação foi responder as demandas levantadas pela instituição, promovendo a melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiência de todas as faixas etárias, e seus familiares através da oferta de atividades terapêuticas e educativas. A metodologia utilizada foi a Metodologia Ativa do Processo de Ensino Aprendizado, onde o sujeito é participante do processo e do resultado e a ação foi baseada nos princípios de solidariedade, cidadania, prevenção e promoção da saúde. As atividades incluíram: dança que através dos estímulos táteis, visuais e auditivos, pôde-se trabalhar o movimento, a emoção, a socialização entre alunos e profissionais/acadêmicos envolvidos e teatro de fantoches sobre Higiene Corporal que procurou de forma interativa através de estímulos visuais e verbais, promover o aprendizado acerca dos bons hábitos de higiene para crianças/adolescentes. Nas dinâmicas com os pais o objetivo foi aumentar a autoestima e a resiliência frente aos desafios. O PET-Conexão dos Saberes é multidisciplinar e conta com alunos das diversas áreas do conhecimento, nessa ação específica foi feita uma parceria com o programa de pós-graduação Ensino em Saúde/ UFVJM, através da atuação de uma discente graduada em terapia ocupacional. O festival contou com a participação estimada de 100 pessoas sendo pais, alunos e diretoria da APAE. Ao colocarmos em prática as atividades propostas, percebemos a dificuldade de se trabalhar com educação em saúde com esse público. Identificamos como dificultadores a falta de profissional qualificado para dar apoio e direcionamento, e principalmente, o fato dos cursos de licenciatura e saúde não possuírem em suas grades curriculares disciplinas voltadas para a educação inclusiva, além de libras. Diante dessa situação, pesquisamos na literatura, e buscamos experiências bem sucedidas de outros profissionais e instituições, elaborando as atividades a partir disso. Contudo, a ação foi avaliada como positiva pelos gestores da instituição, pais e alunos.