Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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Relato de Experiência dos Alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões dos Saberes/UFVJM, nas atividades de educação e saúde na promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiências
Graciela Aparecida Rosa, Ana Flávia Barroso, Luana Vivian Moreira, Gisélia Aparecida Marques, Rosiane Rosa Silva, Angelina Fátima Silva, Letícia Rocha Dutra, Mirtes Ribeiro

Última alteração: 2015-10-31

Resumo


O Festival Itinerante é realizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões dos Saberes da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em parceria com colaboradores, associações, órgãos e instituições, iniciativa pública e privada. Buscando através dessas articulações responder as demandas da população do Alto Jequitinhonha no município do Serro/MG, direcionando ações de educação em saúde. Que visam à prevenção e promoção da saúde. Para tal, não há como separar a Educação da Saúde, a articulação efetiva entre as ações desenvolvidas nesses dois campos são primordiais para a promoção da qualidade de vida da população, inclusive das pessoas com necessidades especiais. Nesse contexto, temos a Escola Especial “Joaquina Elvira” - APAE/Serro, uma entidade filantrópica de caráter educacional, cultural e assistencial que assiste cerca de 110 alunos com necessidades especiais que recebeu em Agosto de 2014, o PET- Conexão dos Saberes/UFVJM. Esse realizou uma Ação de Educação em Saúde, em resposta as demandas dos profissionais que trabalham na instituição, que relataram a necessidade de atividades educativas que abordassem: higiene pessoal, controle da agressividade e socialização, sexualidade, autoestima dos pais e orientação sobre medicação. O objetivo dessa ação foi responder as demandas levantadas pela instituição, promovendo a melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiência de todas as faixas etárias, e seus familiares através da oferta de atividades terapêuticas e educativas. A metodologia utilizada foi a Metodologia Ativa do Processo de Ensino Aprendizado, onde o sujeito é participante do processo e do resultado e a ação foi baseada nos princípios de solidariedade, cidadania, prevenção e promoção da saúde. As atividades incluíram: dança que através dos estímulos táteis, visuais e auditivos, pôde-se trabalhar o movimento, a emoção, a socialização entre alunos e profissionais/acadêmicos envolvidos e teatro de fantoches sobre Higiene Corporal que procurou de forma interativa através de estímulos visuais e verbais, promover o aprendizado acerca dos bons hábitos de higiene para crianças/adolescentes. Nas dinâmicas com os pais o objetivo foi aumentar a autoestima e a resiliência frente aos desafios. O PET-Conexão dos Saberes é multidisciplinar e conta com alunos das diversas áreas do conhecimento, nessa ação específica foi feita uma parceria com o programa de pós-graduação Ensino em Saúde/ UFVJM, através da atuação de uma discente graduada em terapia ocupacional. O festival contou com a participação estimada de 100 pessoas sendo pais, alunos e diretoria da APAE. Ao colocarmos em prática as atividades propostas, percebemos a dificuldade de se trabalhar com educação em saúde com esse público. Identificamos como dificultadores a falta de profissional qualificado para dar apoio e direcionamento, e principalmente, o fato dos cursos de licenciatura e saúde não possuírem em suas grades curriculares disciplinas voltadas para a educação inclusiva, além de libras. Diante dessa situação, pesquisamos na literatura, e buscamos experiências bem sucedidas de outros profissionais e instituições, elaborando as atividades a partir disso. Contudo, a ação foi avaliada como positiva pelos gestores da instituição, pais e alunos.