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Programa de Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde: a vivência em campo
Última alteração: 2015-11-23
Resumo
Este relato de experiência emergiu da participação como avaliadora do Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde (PNASS), realizado em julho de 2015 no estado de Mato Grosso do Sul, e que tem como coordenação estadual a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/MS). O PNASS estabelece como ação, na dimensão Regulação da Atenção à Saúde, a avaliação de desempenho dos serviços, da gestão e de satisfação dos usuários. A avaliação ocorreu em hospitais de médio e grande porte, centros de reabilitação e terapias renais que são ou conveniados ou mantidos em sua totalidade pelo SUS ou conveniados de e foi possível perceber que, em alguns contextos, as portarias e procedimentos administrativos e assistenciais descritos e preconizados pelo Ministério da Saúde divergem na maneira como se organiza o processo de trabalho e o funcionamento dos serviços de saúde. Durante este mês, sete estabelecimentos assistências de médio e grande porte foram avaliados, conforme roteiro de verificação previamente definido e fomos incentivados a descrever, em um diário de campo, o significado da experiência e outros aspectos percebidos, sentidos e vividos durante o processo de avaliação. Alguns estabelecimentos estavam preparados para a avaliação - conheciam o instrumento previamente e deixaram toda a documentação disponível -, e outros que desconheciam os documentos solicitados e não haviam envolvido a equipe neste processo. A receptividade dos gestores e gerentes que estavam à frente das entidades foi uma constante - relatavam o processo de trabalho com detalhes, compartilhavam estórias e experiências exitosas e/ou realizações da prática diária. Neste ponto de vista, o significado da avaliação foi educativo para ambas as partes. A equipe de vários estabelecimentos era citada pelos gestores como “uma grande família”; que, no discurso, referiam-se ao ambiente profissional como espaço de relações afetuosas, de conflitos, de realizações, dinâmicas idiossincráticas e, por fim, de trabalho. O PNASS fortaleceu a cultura avaliativa no Sistema Único de Saúde e permitiu um repensar organizativo e assistencial das práticas ofertadas com vistas à qualidade e resolutividade.
Palavras-chave
Vínculo; Cuidado; Assitência à Saúde.