Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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O IMPACTO DA AÇÃO EDUCATIVA SOBRE A SEXUALIDADE E DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS NA ADOLESCÊNCIA: RELATO ACADÊMICO
Karina de Oliveira Silva, Valéria Batista Dantas, Deivid Santos Andrade, Bruna Alves de Jesus

Última alteração: 2015-10-31

Resumo


APRESENTAÇÃO: Trata-se de um relato de experiência realizado por acadêmicos através da exigência da disciplina de Práticas de Enfermagem III do curso de enfermagem da faculdade Unigran Capital, no município de Campo Grande-MS em parceria com uma Unidade Básica de Saúde e uma escola da rede pública para abordar sexualidade na adolescência e as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). O trabalho tem como objetivo relatar experiência adquirida dos acadêmicos de enfermagem em ação educativa em saúde, que implica lidar questões de fórum íntimo e requer dos enfermeiros como educadores em saúde a criação de um vínculo entre profissional de saúde e cliente. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA Após o contato e aprovação da escola foi proposto um projeto para levar ação educativa em saúde sobre a transmissão das DST’s e sexualidade para alunos do ensino fundamental de uma escola da rede pública, realizada através de apresentações expositivas sobre o tema e com dinâmica explicativa. Trabalhou-se a sexualidade, o desenvolvimento da puberdade, alterações físicas em ambos os gêneros e brevemente a formação da orientação sexual. Foram também abordadas a principais DSTs como Cancro Mole, Herpes Genital e Sífilis. Após a exposição do tema foi realizado a dinâmica que simbolizava a contaminação por fluidos corporais, convidando os alunos para participarem. Foram utilizadas uma lâmpada de luz negra, copos descartáveis, água mineral e a água tônica. Ao realizar a dinâmica foram colocados mais copos com água mineral simbolizando pessoas não contaminadas com DST’s do que com a água tônica simbolizando pessoas contaminadas com DST’s e, entregue aos alunos de forma aleatória, solicitando aos alunos a simulação de uma festa com música para que todos dançassem e trocassem os líquidos entre um copo e o outro. Logo depois a luz negra foi aproximada dos copos e os líquidos mudaram a cor para azul florescente. Todos ficaram impressionados, pois em luz ambiente com a água mineral não demonstrava nenhuma alteração. RESULTADOS: Os adolescentes foram receptivos e interativos, demonstrando interesse pela temática e um conhecimento prévio sobre as alterações sexuais ocorridas ou que ocorreram no seu desenvolvimento sexual. Durante a ação ouve momentos de descontração para que todos expusessem suas dúvidas, alguns demonstraram timidez e receio, porém foram esclarecidas todas as dúvidas. Com esta dinâmica foi observado que a contaminação pelas DST’s pode ocorrer de forma silenciosa mesmo com poucas pessoas infectadas que foram representadas pela água tônica e a pessoas desprotegidas pela água mineral, porém todos se contaminaram sem saber. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diante da experiência com ação educativa realizada com adolescentes vivenciamos a importância para futuros profissionais de enfermagem em sua formação para o desenvolvimento da autonomia nas decisões de saúde dos jovens. Conclui-se que há uma maior necessidade de intervenções através de educação em saúde para adolescentes como método de prevenção, pois é um público que está em desenvolvimento e iniciando sua vida sexual, de forma que em longo prazo, podem-se alterar os índices elevados de saúde sobre DST’s.