Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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O PROJETO “VER-SUS OESTE SANTA CATARINA”E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: PERSPECTIVAS SOBRE A ÓTICA DO TRABALHO MULTIPROFISSIONAL
Camila Dervanoski, Fabíola Feltrin, André Lucas Maffissoni, Aline Rohden, Thais Cristina Hermes, Larissa Hermes Thomas Tombini, Cláudio Claudino da Silva Filho, Adriana Carolina Bauermann

Última alteração: 2015-10-31

Resumo


APRESENTAÇÃO: O Projeto de Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS),proposto pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com a Rede Unida e movimentos estudantis, é um dispositivo que oportuniza aos estudantes outra forma de aprendizagem e tem como objetivo aproximar acadêmicos de diferentes áreas do conhecimento, com a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e a concepção ampliada desta como determinada e condicionada por múltiplos segmentos. Neste contexto a interação multiprofissional e o trabalho em equipe apresentam-se como condição fundamental à produção da saúde pretendida. DESENVOLVIMENTO: As vivências VER-SUS Oeste Catarinense, foco deste relato, ocorreram em julho/2015. Envolveram 58 estudantes de ensino superior, de diferentes áreas do conhecimento, organizados em 08 grupos de trabalho. As vivências ocorreram nas redes de atenção à saúde em nível local e regional. O período de imersão foi de oito dias, contemplando reflexões teóricas e vivências. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: Considerando o princípio da integralidade apresentado na Constituição Federal de 1988 e reafirmado na Lei 8080/90, o cuidado à saúde ao indivíduo/família/comunidade requer não apenas um profissional, mas sim uma equipe qualificada envolvendo distintas áreas de conhecimento. Nesse sentido o VER-SUS viabiliza a organização dos grupos de trabalho de forma multiprofissional e interdisciplinar, onde a troca de saberes provoca reflexões, significações, ressignificações, transformações e elaboração de novos saberes. As vivências realizadas provocam, ainda, o conhecimento, reconhecimento, respeito e valorização dos profissionais das distintas áreas de conhecimento atuantes nos serviços. O VER-SUS possibilita um “pensar e fazer juntos”, que muitos estudantes não vivenciam ao longo de suas graduações. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A proximidade dos viventes durante o período se constituiu uma prévia do que virá a ser o trabalho em equipe no futuro, quando inseridos no mercado de trabalho. Identificaram-se durante o processo, distintos níveis de sensibilização dos estudantes em relação ao respeito ao conhecimento do outro, requisito primordial para o trabalho em equipe. Nesse sentido, compreende-se que durante a formação, iniciativas como o VER-SUS contribuem significativamente na valorização e reconhecimento do trabalho em equipe na perspectiva do cuidado integral à saúde.

Palavras-chave


Formação em saúde, Integralidade, Trabalho multiprofissional.