Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

Tamanho da fonte: 
ACOLHIMENTO AO USUÁRIO POR EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA POLICLÍNICA DE TAUÁ-CE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
LUANA KELLY OLIVEIRA SOUZA MENDONÇA, EDIVÂNIA ROLIM TAVARES, GLAUCIA RODRIGUES MACHADO

Última alteração: 2015-11-23

Resumo


O presente estudo trata-se de um relato de experiência da implantação do Acolhimento ao usuário, na Policlínica Dr. Frutuoso Gomes de Freitas em Tauá – CE. O Acolhimento, enquanto diretriz da Política Nacional de Humanização é uma postura ética e um compromisso de resposta às necessidades dos cidadãos que procuram os serviços de saúde.  Desta forma, após reflexão da equipe da Policlínica de Tauá em relação à qualidade dos serviços prestados à comunidade, decidiu-se por implantar o Acolhimento ao usuário, com o objetivo de humanizar e reorganizar os serviços da unidade. O objetivo deste estudo é apresentar como se deu essa experiência e quais os principais resultados obtidos. A metodologia utilizada foi desenvolvida através de reunião de planejamento, realização de oficina de acolhimento para toda a equipe, inclusive os profissionais que não atuam diretamente na assistência à saúde do usuário, mas que podem contribuir para que este se sinta acolhido no serviço de saúde, encontros para monitoramento e avaliação da ação. O acolhimento ao usuário é realizado diariamente por um profissional de saúde, que acolhe os usuários antes da recepção, fornecendo as primeiras orientações, tirando dúvidas e fazendo uma escuta qualificada das demandas dos mesmos.  A implantação do Acolhimento favoreceu a interação mais humanizada e solidária da equipe, usuários e comunidade. Consideramos que a maneira como o usuário é acolhido ao acessar o serviço é parte da assistência à saúde, e determina o êxito do processo de cuidado. Portanto é fundamental estarmos atentos ao "caminho" percorrido pelo usuário, desde sua chegada ao serviço de saúde, qual a porta de entrada, quem o recebe, como se dá as orientações, o atendimento e para onde ele vai após o atendimento, em todas as etapas o usuário deve se sentir bem acolhido.

Palavras-chave


Acolhimento, Policlínica, Humanização