Rede Unida, 12º Congresso Internacional da Rede Unida

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VERSUS: A prática interdisciplinar e multiprofissional e a integração entre Ensino e Serviço
Rosane Machado Rollo, Alcindo Antonio Ferla

Última alteração: 2015-10-31

Resumo


APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS: Quando contemplamos a formação acadêmica na saúde, é perceptível que o contexto da fragmentação entre o ensino e serviço distancia o estudante da prática profissional multiprofissional e interdisciplinar. Este cenário, não é provocador, uma vez que, os desafios e problemas da saúde são realizados sem contemplar os diversos olhares na construção dos saberes. Neste sentido o estágio de vivência na realidade do Sistema Único de Saúde-VER-SUS é um importante dispositivo de educação permanente, pois busca a integralidade das ações relacionadas ao ensino e prestação dos serviços, inserindo os estudantes de diferentes localidades geográficas, universidades e cursos de graduação na realidade de saúde pública. O presente relato visa analisar a potencialidade desta atividade na formação profissional do sanitarista, a partir das experiências vividas durante o VER-SUS/Brasil, no município de Belo Horizonte/MG. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: O VER-SUS propiciou o desenvolvimento do aprendizado e da participação através de espaços de práticas dentro do modelo de atenção de saúde de Belo Horizonte. A experiência busca fortalecer habilidades profissionais, práticas interdisciplinares e multiprofissionais, promovendo reflexão crítica sobre o mundo do trabalho e da articulação ensino-pesquisa-serviço-gestão. A análise toma a vivência e os registros realizados durante o período em que ela se deu no caderno de campo como material empírico. RESULTADOS: O estágio é um dispositivo que visa à integralidade das ações relacionadas ao ensino e a prestação de serviços. A busca constante de maneiras mais eficientes de questionar as formações acadêmicas e organização do trabalho é fundamental na formação profissional e integração dos saberes da saúde. A reflexão intensa sobre a experiência vivida e o contato com o mundo do trabalho permite produzir conhecimentos significativos, em consonância com a prática pedagógica da educação permanente em saúde. Promover pensamento crítico e reflexivo acerca do papel do trabalhador e da saúde no Brasil é importante ferramenta na formação profissional, pois fortalece o protagonismo e a aprendizagem significativa dos participantes, e esse, provavelmente, é um dos principais marcadores para analisar o efeito do VER-SUS no percurso formativo dos estudantes. A mudança de paradigma e construção de novas percepções sobre o SUS, bem como a troca de experiências e integração, é indiscutível, entretanto, uma das fragilidades do VERSUS é a incompreensão da importância do projeto por parte de todos os atores envolvidos no processo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O Projeto VER-SUS/Brasil, em Belo Horizonte/MG demonstrou ser um espaço de grande potencialidade na formação profissional do sanitarista, para a problematização da realidade sanitária local e para um cuidado diferenciado em saúde. Além disso, essa vivência foi uma experimentação da educação permanente em saúde, pois trouxe um olhar mais compromissado com os desafios e entraves do trabalho no cotidiano do sistema de saúde brasileiro.

Palavras-chave


VER-SUS; Vivências e estágios no SUS; Educação permanente em saúde;