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FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: PERSPECTIVAS DA RESIDENCIA MUTIPROFISSIONAL EM SAÚDE MATERNO INFANTIL
Última alteração: 2015-10-27
Resumo
APRESENTAÇÃO: A discussão quanto à necessidade de mudanças na formação dos profissionais se faz pertinente no Brasil desde o final da década de 1980, com a proposição do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde então, o Ministério da Saúde (MS) chamou para si a responsabilidade de orientar a formação dos profissionais com vistas a alcançar a efetiva reorientação do modelo de atenção à saúde e, principalmente, atender às reais necessidades da população. Nesse contexto, os Programas de Residência Integrada Multiprofissional constituem-se como potencialidade para romper com os paradigmas e contribuir para qualificação dos serviços de saúde prestados à comunidade. Essa modalidade de ensino é destinada às categorias profissionais que integram a área de saúde e caracteriza-se como um programa de cooperação intersetorial que favorece a inserção qualificada de jovens profissionais da saúde no mercado de trabalho. O objetivo desse estudo é relatar a experiência do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Materno-infantil do Hospital Universitário Ana Bezerra na formação de profissionais para o Sistema Único de Saúde. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: A residência multiprofissional em saúde materno-infantil tem como unidade executora o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), localizado na cidade de Santa Cruz, interior do Nordeste Brasileiro e como Unidade Formadora a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). No ano de 2010, o referido programa se constituiu por 05 núcleos de saberes: Enfermagem, Farmácia Nutrição, Fisioterapia e Psicologia. No ano de 2011, foi inserido mais um núcleo: Serviço Social e em 2012 foi incorporado o curso de Odontologia ao programa. A equipe da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do HUAB é composta por Preceptores e Docentes, além do Coordenador Geral, Vice Coordenador e dos Coordenadores das Profissões ou Coordenadores das áreas profissionais. A elaboração do Projeto Político Pedagógico do Programa da residência foi realizada de forma integrada com os demais Hospitais Universitários da UFRN (HOSPED, HUOL e MEJC). Propiciando o desenvolvimento de um Projeto Pedagógico condizente com o que propunha o Ministério da Educação, naquele momento, porém guardando as especificidades das áreas de concentração de cada hospital e nesse sentido fazendo adaptações à capacidade operacional da unidade executora, sem perder de vista a finalidade do ensino em serviço e da necessidade da supervisão constante da preceptoria ao residente. Todos os residentes do Programa cumprem 5.760 horas de especialização latu senso, sendo estas distribuídas em carga horária teórica (20%) e prática (80%). A estrutura curricular teórica divide-se em três eixos temáticos. O Eixo I(um) refere-se a módulos comuns aos 04(quatro) programas da UFRN e tem como finalidade precípua fortalecer o aprendiz nas disciplinas que são transversais às profissões de saúde e que por estas características são partilhadas em discussões e metodologias ativas de ensino aprendizagem, sendo este um ensaio para a prática do ensino em serviço, atividade principal dentro da carga horária desta modalidade de pós- graduação. As disciplinas contempladas no Eixo I são: Infecção Relacionada à Assistência; Políticas de Saúde; Ética e Bioética; Epidemiologia; Bioestatística; Metodologia da Pesquisa Científica e Orientação para a qualificação do Trabalho de Conclusão de Curso. O Eixo II (dois) corresponde à módulos relativos à área de concentração materno-infantil. Neste eixo procura-se trabalhar os temas concernentes às políticas de saúde da mulher e da criança e do cuidado integral à saúde materno-infantil, além de debates temáticos na área materno-infantil, através de discussões de casos clínicos multiprofissionais, “visitões” a beira do leito e visitas domiciliares multiprofissionais, ambulatórios multiprofissionais e projetos de extensão que visem à construção de projetos terapêuticos multiprofissionais dentro do âmbito hospitalar, porém também se extrapolando os muros hospitalares e construindo pontes com a estratégia saúde da família. Desta forma, contribuindo para o fortalecimento da atenção primária à saúde materna infantil e para a redução da Mortalidade Materno e Neonatal da região. O Eixo III (três) corresponde à especificidade de cada núcleo de saber, e é o momento em que se aprofunda a singularidade do processo de trabalho de cada profissão envolvida na equipe multiprofissional, como forma de se preservar as particularidades das profissões. Neste espaço há liberdade para cada coordenador de profissão organizar o conteúdo das disciplinas na forma que for escolhida pelo grupo docente assistencial, porém há um entendimento que as metodologias ativas de ensino aprendizagem devem ser estimuladas e cada vez mais usadas, pois se sabe que a prática docente crítica, implicante do pensar certo, envolve o movimento dinâmico, dialético, entre o fazer e o pensar sobre o fazer. Nesta lógica, destaca-se a rotina de atividades científicas realizada nas disciplinas da Oficina da Revista e Trabalho de Conclusão de Curso, onde são realizadas discussões multiprofissionais embasadas em artigos científicos e produzidos trabalhos a serem submetidos em periódicos. No que diz respeito a dimensão prática, a proposta comtempla a inserção dos profissionais nos diferentes níveis de complexidade do SUS, com campos de estágios na Atenção Primária em Saúde (APS), âmbito hospitalar de média e alta complexidade, incluindo ambulatórios de especialidades quando pertinente à categoria profissional. O cenário da atenção básica corresponde às Estratégias Saúde da Família (ESF) do município, onde a prioridade das ações é voltada à prevenção de doenças e a promoção da saúde através de atividades educativas direcionadas aos diversos grupos populacionais adstritos à unidade. No contexto do HUAB, os setores de atuação dos residentes são: Salas de Pré-parto, Parto e Pós-parto (PPP), Alojamento Conjunto (AC), pediatria, Comissão de Infecção Hospitalar (CCIH), Centro Cirúrgico (CC), posto de coleta de leite humano, farmácia hospitalar, laboratório de análises clínicas e ambulatório de especialidades. Transversal à prática assistencial são desenvolvidos projetos de extensão a, saber: mãe cidadã, empoderamento, retorno do 5º dia, consulta multiprofissional em pediatria, aleitamento materno com amor e responsabilidade e “visitão” multiprofissional no alojamento conjunto. Tais ações têm a educação em saúde como principal estratégia para promoção da saúde materna, neonatal e infantil. Quanto à vivência nos níveis de média e alta complexidade, os cenários de prática correspondem ao Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) e demais instituições que concordem em realizar a preceptoria dos residentes, inclusive em serviços de outros Estados do país. Assim, durante a residência os profissionais têm a oportunidade de vivenciar não apenas a assistência direta aos usuários, mas, também vivenciam a tríade ensino, pesquisa e extensão. A dinâmica do trabalho multidisciplinar e interdisciplinar se faz presente no decorrer dos dois anos de especialização, onde cada saber tem a oportunidade de dialogar uns com o (s) outro (s). Dessa forma, torna-se possível a concretização de um cuidado complexo capaz de promover a solução das problemáticas que envolvem as questões relacionadas à saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Considera-se que, a transformação da formação dos profissionais da saúde, bem como de suas práticas é um desafio a ser superado, pois implica mudanças de paradigmas estruturados nos serviços, nas instituições de ensino e nas relações interpessoais. Assim sendo, a Residência Integrada em Saúde Materna-infantil vem a contribuir para a formação de profissionais voltados à atuação no SUS, mais, especificamente, no contexto das Políticas Públicas de Atenção à saúde materna, neonatal e pediátrica. Sobremaneira, objetiva o desenvolvimento de competências e habilidades que propiciem à população o acesso a uma assistência humanizada, integral e qualificada.
Palavras-chave
assistência humanizada; educação em saúde; Ensino; Multiprofissional;
Referências
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização.Acolhimento nas práticas de produção de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. – 2. ed. 5. reimp. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010. 44 p. : il. color. – (Série B. Textos Básicos de Saúde)